Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Defensoria Pública de Panambi vai implantar Oficina das Famílias

Publicação:

20190416090233oficina_das_familias.jpg
Defensoria Pública de Panambi vai implantar Oficina das Famílias - Foto: Divulgação / Ascom - DPE/RS

Panambi (RS) – Considerada uma importante ferramenta na solução de conflitos de maneira extrajudicial e uma iniciativa pioneira da Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul (DPE/RS), a Oficina das Famílias passará a ser oferecida na Defensoria Pública Regional de Panambi. A abertura oficial das atividades ocorrerá no próximo dia 18, a partir das 8h30, na sala de reuniões da Secretaria Municipal de Educação e Cultura do município (Rua Andrade Neves, 594, Panambi/RS). De acordo com a diretora regional da Defensoria Pública de Panambi, defensora pública Jaciara Barasuol Ritter, a previsão é de que a primeira oficina seja realizada no dia 31 de maio.

A novidade em Panambi, de acordo com a defensora, será a constelação familiar, atividade que será oferecida gratuitamente ao final de cada Oficina das Famílias, para os interessados. Para explicar como funcionará as oficinas e a constelação, o evento da próxima quinta-feira contará com a presença da coordenadora da Câmara de Mediação Familiar e das Oficinas das Famílias da DPE/RS, defensora pública Patrícia Pithan Pagnussatt Fan. Também estarão presentes três consteladoras voluntárias, de Porto Alegre, Cruz Alta e Santa Maria, que explicarão o funcionamento e objetivos da constelação familiar, bem como explanarão acerca do direito sistêmico. Além disso, a juíza de direito de Parobé, Lizandra Passos, que já ministrou curso na Ajuris acerca das constelações familiares no Judiciário, falará sobre sua experiência com a atividade nos conflitos de família.

As Oficinas de Família em Panambi ocorrerão sempre na última sexta-feira do mês e serão conduzidas por Jaciara e uma consteladora voluntária. A atividade é destinada às famílias que enfrentam problemas relacionados a divórcio, guarda, pensão, entre outros. O objetivo é mediar os conflitos para que os próprios cidadãos se sintam empoderados para resolverem suas questões. Com isso, cumpre-se uma das metas institucionais mais importantes da Defensoria Pública, que é levar educação em direitos aos cidadãos.

A Defensoria Pública de Panambi fica na Rua Júlio de Castilhos, 1183, bairro Fátima. Somente em 2018, a sede regional realizou mais de 5,5 mil atendimentos, o que rendeu à diretora regional uma moção de aplausos da Câmara de Vereadores do município, no dia 1º de abril. De acordo com a proposição, feita pelo vereador Gustavo Cavalheiro, a instituição se consolida como a voz ativa da população nas demandas judiciais, no exercício pleno da ampla defesa e do contraditório.

 

Texto: Camila Schäfer/Ascom – DPE/RS
Defensoria Pública do RS
Assessoria de Comunicação Social
www.defensoria.rs.def.br
Twitter: @_defensoriaRS
Facebook.com/defensoriars

Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul