Defensoria Pública do RS acompanha inauguração da Cidade da Polícia Civil
Publicação:
Porto Alegre (RS) – O defensor público-geral do estado, Antonio Flávio de Oliveira, acompanhou na última terça-feira (29) a inauguração da chamada Cidade da Polícia Civil, um complexo que abrigará, em um único local, os departamentos especializados da Polícia Civil gaúcha. Localizado na zona leste de Porto Alegre, o espaço tem mais de 115 mil metros quadrados e tem como objetivo se tornar um dos maiores complexos de segurança pública do sul do país.
Grande parte dos serviços operacionais da Polícia Civil deve migrar para o local, o que significará economia aos cofres públicos, uma vez que alguns departamentos atualmente funcionam em sedes alugadas. A nova sede também se destaca pela localização estratégica, quase na divisa da cidade com Viamão, na Região Metropolitana, o que diminuirá o tempo de resposta de serviços considerados essenciais no combate à criminalidade.
“Um espaço que trará mais integração entre órgãos operacionais e que será um centro de excelência em investigação criminal”, disse a chefe de Polícia, delegada Nadine Anflor.
A Cidade da Polícia Civil abrigará, nesse primeiro momento, a Coordenadoria de Recursos Especiais (CORE) e a Volante do Departamento de Polícia Metropolitana (DPM). Cada um desses serviços estará em prédios diferentes, restando outros 13 para instalações futuras, que ainda necessitam de reforma. A Polícia Civil também inaugurou a Delegacia de Investigação de Crimes Carcerários (DICAR), que tem o objetivo de identificar e responsabilizar os integrantes de organizações criminosas estabelecidas dentro do sistema penitenciário gaúcho, e fez a entrega de 57 novas viaturas.