Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Defensoria Pública participa de Simpósio de Tribunal do Juri

Publicação:

20150623181712evento_tatiana.jpg
Simpósio Tribunal do Juri - Foto: Nicole Carvalho / Ascom DPERS

Porto Alegre (RS) – Ocorreu na última sexta-feira (19/06) o Seminário de Tribunal do Juri, na Federasul, na capital. Mais de 100 participantes de 27 cidades do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina participaram no encontro que reuniu juristas atuantes. A Defensora Pública Tatiana Kosby Boeira palestrou no evento com o tema “Tribunal do Júri: jurados, formação da convicção, argumentos de autoridade e influências indevidas sob uma ótica da necessária paridade de armas”.

Segundo a Defensora, o evento foi uma excelente forma de suscitar a discussão acerca de questões controvertidas, que permeiam e influenciam a atuação diária. “Aquestão da distribuição cênica no plenário de julgamento, o uso de argumentos de autoridade para influenciar o julgamento e o monopólio de informações sigilosas acerca da vida dos jurados são questões que merecem uma discussão maior e que até então não foram enfrentadas. Procurei transmitir aos participantes minha preocupação, alertando que a acusação tem formatado um Conselho de Sentença simpático ao seu discurso, situação que fere a paridade de armas e dificulta sobremaneira a atuação defensiva”, afirmou.

Também palestraram no evento o Delegado de Polícia titular do Grupamento de Operações Especiais (GOE), Bolívar Llantada, o advogado criminalista e Doutor em Direito, Lúcio Santoro de Constantino, o Desembargador da 3ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do RS, Diógenes Hassan Ribeiro, o Promotor de Justiça da 1ª Vara do Júri de Porto Alegre, Eugênio Paes Amorim, e o advogado criminalista especialista e mestre em Ciências Criminais, Jader Marques.

 

Texto: Nicole Carvalho / Ascom DPERS 

Defensoria Pública do RS
Assessoria de Comunicação Social

Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul