Defensoria Pública promove edição da Oficina da Pessoa Idosa no Asilo Padre Cacique
Publicação:
A Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul (DPE/RS), por meio do Núcleo de Defesa da Pessoa Idosa (NUDEPID), promoveu, na tarde desta terça-feira (29), mais uma edição da Oficina da Pessoa Idosa, desta vez no Asilo Padre Cacique, em Porto Alegre. Foram discutidos temas como etarismo, benefícios previdenciários e mediação familiar.
A atividade foi ministrada pela defensora pública dirigente do NUDEPID, Bibiana Veríssimo Bernardes, que falou sobre a atuação da Defensoria na proteção às pessoas idosas e discutiu os tipos de violência contra esse grupo de pessoas.
Conforme a defensora, a atuação da DPE/RS exemplifica o compromisso da instituição com a promoção da dignidade, saúde e proteção social da população idosa no Rio Grande do Sul.
A ação também contou com representantes do INSS e da Defensoria Pública da União (DPU). A chefe do Serviço de Gerenciamento de Benefícios da Gerência-Executiva Porto Alegre, Lizania Mendina Rodrigues, esclareceu sobre benefícios previdenciários, auxílios e salários, enquanto a defensora pública da União, Lilian Alves Ackermann, explicou a atuação da DPU na área previdenciária.
Após as orientações do campo jurídico, a assistente social Jacqueline Alvorcem falou a respeito da mediação familiar intergeracional, e a assistente social da Defensoria, Thais Dalla Rosa, apresentou uma reflexão sobre envelhecimento e a importância de buscar os órgãos de proteção no caso de violação de direitos.
No evento, os participantes receberam as cartilhas sobre os direitos da pessoa idosa, material produzido pela Defensoria Pública.
No dia 16 de setembro, a DPE/RS, em parceria com o INSS e a DPU, realizará um mutirão de atendimentos e orientação jurídica às pessoas idosas no Asilo Padre Cacique.