Dirigente do NUDAM conhece trabalho da Unidade Ambiental ECOJUS do TJRS visando implementação na DPE/RS
Publicação:

O dirigente do Núcleo de Defesa Ambiental (NUDAM) e coordenador do Grupo Interinstitucional de Cooperação Ambiental, defensor público João Carmona Paz, visitou, na última segunda-feira (28), a Unidade Ambiental ECOJUS do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJRS). O encontro ocorreu na sala do Espaço Multiuso, localizada no 13º andar do TJRS.
O objetivo da visita foi conhecer a estrutura e as iniciativas do ECOJUS, com vistas à implantação de uma unidade similar também na Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul (DPE/RS).
Na reunião, a juíza de Direito Patrícia Antunes Laydner, coordenadora do ECOJUS, apresentou o histórico de criação da Unidade Ambiental no TJRS e detalhou os principais projetos desenvolvidos. Entre as ações, destacam-se iniciativas voltadas à redução da emissão de gases de efeito estufa, gestão de resíduos sólidos, uso eficiente de água e energia, educação ambiental e execução do Plano de Logística Sustentável. A magistrada ressaltou ainda a importância da análise de dados e da abordagem multidisciplinar para enfrentar os desafios ambientais.
O defensor público elogiou o trabalho do TJRS na área ambiental e destacou que a experiência do ECOJUS será fundamental para subsidiar a criação de uma unidade semelhante na DPE/RS. Ele também reforçou a importância da integração entre instituições na construção de um futuro mais sustentável.