Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

DPE/RS entrega Selo de Engajamento Social a supermercado que destinou 30% de suas vagas a integrantes de grupos vulneráveis

Publicação:

Um adendo ao termo de cooperação foi assinado, aumentando o percentual de reserva de vagas para os grupos vulneráveis para 30%
Um adendo ao termo de cooperação foi assinado, aumentando o percentual de reserva de vagas para os grupos vulneráveis para 30% - Foto: Camila Schäfer - ASCOM DPE/RS
Por Camila Schäfer - ASCOM DPE/RS

Carazinho (RS) – Na última terça-feira (8), a Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul (DPE/RS) entregou o Selo de Engajamento Social (SENSO) à rede de supermercados Economia e E-Atacarejo, de Carazinho. A empresa recebeu o reconhecimento por manter um percentual de suas vagas de emprego destinadas a pessoas integrantes de grupos vulneráveis (negros, pardos, pessoas com deficiência, idosos e indígenas).

A iniciativa, firmada em termo de cooperação com a DPE em novembro de 2020, previa originalmente um percentual de 25%, que seria implementado de forma progressiva, a partir das novas contratações. Porém, antes mesmo do final do prazo estipulado no termo, considerado inédito no estado, a empresa alcançou o índice. Por esse motivo, um adendo ao termo foi assinado também no dia 8, aumentando o percentual de reserva de vagas para os grupos vulneráveis para 30%.

Atualmente, a rede de supermercados Economia e E-Atacarejo possui cerca de 430 funcionários, sendo 118 pardos e pretos; 13 pessoas com deficiência; e 4 idosos.

Entregue pessoalmente pela subdefensora pública-geral para assuntos administrativos, Melissa Torres Silveira, o SENSO tem como objetivo valorizar as iniciativas sociais públicas e privadas de inclusão, estímulo à preservação da dignidade humana, efetivação dos direitos humanos e do acesso à Justiça. A ideia é reconhecer ações, projetos, programas ou políticas de inclusão e promoção de direitos humanos e diversidade desenvolvidas em conjunto com a Defensoria Pública.

Segundo o defensor público da cidade, Marcelo Martins Piton, a iniciativa foi bem recebida pela empresa e pela população, o que é confirmado por um dos proprietários da rede de supermercados Economia e E-Atacarejo. “Percebemos que esses funcionários estão se sentindo valorizados aqui no nosso mercado e que eles já chegam para a entrevista de emprego com a esperança de que poderão ser contratados”, disse Paulo Roberto Zanferrari.

Para a defensora pública de Carazinho e uma das idealizadoras do selo, Daniele da Costa Lima, o reconhecimento vai oportunizar visibilidade e ampliação dos projetos institucionais, além de conferir a confiabilidade e seriedade da Defensoria Pública aos projetos de outras organizações, especialmente aqueles que resguardem os direitos humanos.

Além dos defensores públicos, a sócia da rede, Carine Leite da Silva, também participou da entrega do selo e assinou o adendo ao termo de cooperação.

Os interessados em apresentar suas iniciativas ou de outras instituições para fins de obtenção do Selo de Engajamento Social (SENSO), podem enviar os dados para o e-mail gabinete@defensoria.rs.def.br.

 

Conteúdos relacionados

Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul