Inaugurada nova sede da Defensoria Pública em Caxias do Sul
Publicação:

Instituição passa a atender na Rua Luiz Antunes, nº 133, bairro Panazzolo, próximo ao Fórum
Caxias do Sul (RS) – Desde a criação da Defensoria Pública do Rio Grande do Sul (DPE/RS), em 1994, a instituição atendia o cidadão em Caxias do Sul, município da Serra gaúcha, em um espaço localizado nas dependências do Fórum da Comarca. Nesta sexta-feira, 27, a instituição inicia uma nova fase com a inauguração da sua sede autônoma na Rua Luiz Antunes, nº 133, bairro Panazzolo, próxima ao Fórum.
“Hoje, mesmo sendo a instituição mais jovem do Sistema de Justiça gaúcho, e a qual é destinada a menor fatia de recursos, nos sentimos fortes por estarmos ao lado do povo e também pela nossa autonomia conquistada”, afirmou a defensora pública-geral do Estado, Jussara Acosta, durante seu discurso. A chefe da instituição lembrou que em pouco mais de um ano foram locadas doze unidades em várias cidades do Interior nas quais os cidadãos “estão sendo atendidos com total dignidade”.
De acordo com Jussara Acosta, as pessoas que mais precisam ter seus direitos protegidos são aquelas que mais sofrem com doenças, desemprego, fome, falta de acesso à Justiça, precariedade dos serviços públicos em saneamento, saúde, educação, transportes, habitação e segurança. “Sabemos que os nossos desafios são gigantescos, entretanto, não nos faltam disposição, garra e, principalmente, espírito público para atingir nosso objetivo que é, em síntese, atender todos aqueles que nos procuram em busca de solução jurídica para seus problemas”.
Representando o governador do Estado, o secretário do Esporte e Lazer, Kalil Sehbe Neto, salientou que Tarso Genro confia muito na Defensoria Pública em razão de a instituição oferecer dignidade ao cidadão. Caxias do Sul, lembrou o secretário, é uma cidade que recebe muitas pessoas em busca de oportunidades e, muitas vezes, a Defensoria Pública é a primeira porta a ser batida para a solução de conflitos. “O serviço público deve ser cada vez mais qualificado e a nova sede da instituição demonstra isso”, afirmou.
Para o deputado Alceu Barbosa Velho, que representou o presidente da Assembleia Legislativa Adão Villaverde, não há como imaginar uma boa administração da Justiça sem a presença da Defensoria Pública. “O papel que a instituição cumpre à cidadania é de fundamental importância”, disse. O parlamentar lembrou o trabalho pioneiro na Comarca da defensora pública Marta Sebben, que atuou por 25 anos em Caxias do Sul.
Falando em nome dos defensores públicos da Comarca, a defensora pública Cristiane Pretto, lembrou que a realização da Justiça é o objetivo comum de todos, pois é um bem universal que toda Nação e toda pessoa individualmente visa alcançar. “O Judiciário é o seu baluarte, o Ministério Público a promove através da fiscalização da lei, e a Defensoria Pública, por seus agentes, desempenha o exercício da garantia ao seu acesso, requerendo os direitos de seus assistidos, os que são as pessoas mais carentes na comunidade e muitas vezes os mais dignitários da prestação da Justiça.”
A instalação em uma sede autônoma, conforme Cristiane, significa a qualificação do atendimento na recepção do público, o bem-estar dos profissionais e a afirmação da identidade da instituição perante a comunidade e o símbolo da qualidade de seus serviços prestados. “Em nome de todos os colegas defensores públicos, estagiários e servidores desta Comarca, e, também pelos assistidos, anônimos mas reais destinatários do funcionamento desta estrutura, quero agradecer à defensora pública-geral Jussara Acosta, por esta contemplação que nos entrega”, ressaltou.
Atuam na Comarca os defensores públicos Anilori Lazzaron, Bibiana Ascari do Espírito Santo, Cristiane Pretto, Felipe Dossin Alves, Fernanda Terezinha Tomé, Lídia Amália Rossi Menegotto, Luciane Grezzana, Marcela Fernandez Gonçalves e Paulo Roberto Fabris.
Participaram ainda da cerimônia de inauguração o diretor do Foro da Comarca de Caxias do Sul, Clóvis Moacyr Mattana Ramos, representando o Tribunal de Justiça do Estado; a promotora de Justiça Nair Christina Schoeller de Moraes, representando o Ministério Público; o procurador-geral do município, Lauri Romário Silva, representando o prefeito municipal, José Ivo Sartori; o subdefensor público-geral do Estado, Nilton Arnecke; o bispo diocesano de Caxias do Sul, Dom Alessandro Rufinoni; a presidente da Associação dos Defensores Públicos do Estado do Rio Grande do Sul (Adpergs), Patrícia Ketermann; a coordenadora da 2ª Procuradoria Regional, Cristina Barcelos, representando o procurador-geral do Estado, Carlos Henrique Kaiper; o defensor público coordenador da Regional II, Miguel Seadi Jr.; e o representante da Câmara de Vereadores, o diretor Daiton Fonseca.
__________________________
Assessoria de Comunicação Social
Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul (DPE/RS)
É permitida a reprodução das notícias produzidas pela Assessoria de Comunicação Social da DPE/RS desde que citada a fonte.