Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Itaqui recebe nova sede da Defensoria Pública

Publicação:

DSC_0146.JPG
Solenidade reuniu autoridades e comunidade da Fronteira Oeste (Foto: Miguelito Medeiros - ASCOM/DPERS)

Itaqui (RS) - A comunidade da Comarca de Itaqui, na Fronteira Oeste do Rio Grande do Sul, conta, a partir de agora, com uma nova sede da Defensoria Pública. Com três amplas salas no prédio onde já funcionou o Fórum, a Instituição em Itaqui atende de segunda a sexta-feira das 9 às 18 horas.

 

A Defensora Pública Patrícia Conde Buzatto, titular da Defensoria de Itaqui, disse que a nova sede é uma grande conquista da Instituição na Fronteira Oeste. "Para quem lembra, há uns cinco, seis anos, nós atendíamos em um espaço que era a cozinha do Fórum", lembrou a Defensora Pública. "Agora, estamos aqui, com três salas onde poderemos atender com dignidade a comunidade e atuar com mais qualidade em um ambiente adequado e melhor estruturado para atender as demandas do cidadão", completou.

 

O Prefeito em Exercício de Itaqui, Moraes Pinto, destacou a disposição da Administração Municipal em ajudar a Defensoria Pública no que for possível para melhorar cada vez mais o atendimento à população.

 

O Defensor Público-Geral do Estado do Rio Grande do Sul, Nilton Leonel Arnecke Maria, lembrou que o espaço onde funcionará a Defensoria Pública é compartilhado por outros órgãos de Estado. "Aqui temos diversas repartições públicas que atendem o cidadão em um ambiente de parceria", disse. "Cada um em sua esfera de atuação, defendendo suas prerrogativas, mas atuando de forma colaborativa”, completou

 

O Defensor Público Tarcízio Shcerer Perlin, que atuou na Defensoria de Itaqui nos últimos cinco meses, também esteve presente na inauguração. Scherer chamou a atenção para o grande volume de processos na Comarca. “São mais de 20 mil processos para uma população de aproximadamente 40 mil habitantes”, referiu. O Defensor Público disse ainda que a carga de trabalho para o agente da Defensoria é um desafio diário. “Há uma pauta de júri bem volumosa, com plenários todas as semanas”, lembrou. “Ainda há a atuação junto ao Presídio Estadual, onde há 115 apenados”, completou. Com o retorno da Defensora titular, Scherer irá atuar na Defensoria Pública de Santo Augusto.

 

Estiveram presentes o Prefeito em Exercício de Itaqui, Celso de Moraes Pinto (PTB), o representante do Tribunal de Justiça, Juiz de Direito Antônio Carlos Tavares, o representante do Ministério Público, Promotor de Justiça Mateus Stoqueti de Abreu, o representante da Chefia de Polícia Civil, Delegado Guilherme Antunes, as Defensoras Públicas integrantes da Administração, Larissa Caon e Fernanda Fogazzi, o Diretor Geral da Defensoria Pública, Flávio Fulginiti, advogados, integrantes da Administração Municipal, dentre outras autoridades da cidade.

Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul