Mediadores da Defensoria obtém índices elevados de negociação e satisfação
Publicação:

Porto Alegre (RS) – Desde a implementação do Centro de Referência em Mediação e Conciliação (CRMC) em julho de 2017, a Defensoria Pública, por meio da Unidade Central de Atendimento e Ajuizamento (UCAA) e do CRMC, vem trabalhando permanentemente na prevenção, na pacificação das relações familiares e no incentivo à cultura de paz no âmbito do Direito de Família.
Para isso, o CRMC capacitou 27 mediadores aptos a facilitar a negociação de conflitos em processos extrajudiciais, cuja utilização de métodos autocompositivos obteve elevados índices de negociação e satisfação dos assistidos, comprovados através de pesquisa de opinião realizada após as mediações. De um total de 224 sessões realizadas, ocorreram acordos em 90% das mediações.
Marcada pela informalidade, simplicidade, solidariedade, celeridade e oralidade, a mediação realizada no CRMC é uma alternativa permanente ao ajuizamento de ações no Judiciário. Ela objetiva esclarecer direitos e deveres do cidadão na área do Direito de Família, expostos com ferramentas de trabalho que visam o restabelecimento do diálogo e da harmonia familiar.
Efetivo
De um total de 224 sessões de mediação realizadas entre agosto e dezembro de 2017, numa média de 45 por mês, 215 assistidos responderam questionário com perguntas relativas à efetividade, a resultados, à participação, ao diálogo, à imparcialidade e ao repasse de informações nas mediações, dentre outros.
Destes, 89,7% relataram terem conseguido uma solução para o conflito, 87% manifestaram satisfação com o resultado da mediação e 91,6% registraram como muito justo e justo o acordo firmado. Cerca de 98% afirmaram que tiveram oportunidade de se pronunciar nas sessões e ao menos 86% assinalaram totalmente imparcial ou imparcial a atuação do mediador nas sessões.
Em relação ao repasse de informações e à condução das atividades pelo mediador, mais de 97% indicaram terem recebido conhecimentos acerca de seus direitos e deveres e 98% observaram como positivo o trabalho desenvolvido pelo mediador. Sobre a melhoria do diálogo após a mediação, 89% confirmaram positivamente e 90% indicariam a mediação para algum conhecido.
Além disso, 84% disseram que procurariam novamente a mediação em caso de novo conflito, 92% apontaram como extremamente confortável e confortável o índice de confortabilidade durante a realização das mediações e 95% negaram ter sofrido pressão para realizar acordo.
Veja na íntegra a pesquisa em anexo.
O que é mediação?
A Mediação é um método de solução de conflitos na qual uma terceira pessoa, neutra e imparcial, facilita o diálogo entre as partes. Nela, de forma solidária e autônoma, as partes buscam chegar a um acordo de interesses e necessidades comuns.
Seja atendido você também!
O Centro de Referência em Mediação e Conciliação está localizado na Av. Borges de Medeiros, 1945, 8º andar. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h30 às 18h. Outras informações podem ser obtidas pelo (51) 3228 9425.
Texto: Vinicius Flores/AscomDPERS
Defensoria Pública do RS
Assessoria de Comunicação Social
http://www.defensoria.rs.def.br/
Twitter: @_defensoriaRS
Facebook.com/defensoriars