Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Segurança nas manifestações é tema de encontro entre Brigada Militar e Defensoria Pública

Publicação:

20130717132055cbmmani.jpg
Grupo de manifestantes, representantes de órgãos e instituições participaram do encontro - Foto: Larissa Brito/Ascom DPERS

Porto Alegre (RS) - Garantir o exercício do direito de manifestação e a segurança dos manifestantes foi um dos temas de debate nesta quarta-feira (10), no encontro entre a Defensoria Pública, Brigada Militar, Ministério Público Federal e Estadual, Poder Executivo Estadual, Poder Legislativo Estadual, Município de Porto Alegre, sindicatos, grupos de manifestantes, entre outras instituições. O Subdefensor Público-Geral para Assuntos Jurídicos, Felipe Kirchner, explicou que a reunião de trabalho teve a intenção de criar parcerias. “As manifestações são um espaço democrático, e podem ocorrer de forma pacífica”, disse. “Vamos tentar criar soluções para a construção de pontes institucionais para chegarmos aos nossos objetivos.”

Os trabalhos foram conduzidos pelo Dirigente do Núcleo de Defesa dos Direitos Humanos, Defensor Público João Otávio Carmona, e o Defensor Público-Assessor Rodolfo Lorea Malhão. Os manifestantes e autoridades relataram fatos ocorridos durante outras manifestações e discutiram um possível planejamento para a marcha, que ocorrerá nesta quinta-feira (11). “Pretendemos que a manifestação seja pacífica e acompanharemos o movimento, pensando em garantir que não haja depredações”, explicou o Comandante-Geral da Brigada Militar, Coronel Fábio Duarte Fernandes. 

Pela primeira vez um encontro é realizado entre manifestantes e lideranças. A iniciativa da Defensoria Pública foi elogiada por manifestantes e autoridades. O vice-presidente da União Nacional de Estudantes (UNE), Álvaro Fernandes Lottermann, argumenta que as manifestações de amanhã serão diferentes das ocorridas anteriormente. “Haverá movimentos de sindicatos e estudantes. Cada um com suas rotas”, disse. “Nossa vontade é de que tudo ocorra de maneira pacífica e positiva. Que esse diálogo seja colaborativo.”

O Secretário de Governança de Porto Alegre, Cézar Busatto, garantiu que o encontro, que teve intenso debate, é um avanço para a abertura de diálogos. “Este é o início de uma conversa que deve ser cada vez mais aprofundada”, afirmou Busatto. “Acredito que outras reuniões neste formato devem ser feitas. Vivemos numa democracia e não temos que voltar à época da Ditadura Militar.”

Presenças

Estiveram presentes o Deputado Estadual Jéferson Fernandes (Presidente da Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa), Comandante-Geral da Brigada Militar, Coronel Fábio Fagundes Fernandes, Subcomandante-Geral da Brigada Militar, Coronel Silanus Serenito de Oliveira Mello, Amarildo Cenci (Sinpro/RS), representantes da OAB/RS, Ministério Público Estadual e Federal, Prefeitura de Porto Alegre, CUT, UGT, CGTB, Nova Central Sindical dos Trabalhadores, UEE, DCE Pucrs, Saju Ufrgs, DCE Ufrgs, Sindimetrô e CPERS, Sindicato dos Trabalhadores de Transportes Rodoviários, Sintect, Força Sindical, Conlutas, Bloco de Lutas pelo Transporte Público, Juntos e Anel.

Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul