Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Você sabia que existe um Mecanismo Especial de Devolução em casos de fraude no sistema Pix?

Publicação:

Caso você tenha alguma dúvida, entre em contato pelo e-mail conciliacao@defensoria.rs.def.br
Caso você tenha alguma dúvida, entre em contato pelo e-mail conciliacao@defensoria.rs.def.br - Foto: Ascom - DPE/RS
Por Ascom DPE/RS

O Pix é um sistema de pagamento instantâneo utilizado por mais de 100 milhões de pessoas, físicas e jurídicas. Ele caiu no gosto da população pela facilidade e rapidez. Justamente pela larga utilização, muitas fraudes passaram a ocorrer.

Para aumentar a segurança das operações, foram lançadas no final de 2021 algumas novidades, entre elas o Mecanismo Especial de Devolução, dando maiores chances de recuperação do dinheiro em casos de fraude.

Como utilizar o Mecanismo Especial de Devolução?

Deve ser feito um boletim de ocorrência e avisar o ocorrido à instituição financeira (aplicativos, SAC, ouvidoria). O banco do pagador entrará em contato com o banco do suposto golpista para o bloqueio do valor, evitando o saque do dinheiro. Em até sete dias será avaliada a reclamação. Se for constatada a fraude, o dinheiro volta para o pagador. O recebedor será avisado e poderá esclarecer o caso.

Atenção!

Esses mecanismos não servem para desfazer uma compra com a qual ficou insatisfeito, por exemplo, nem para casos de engano na chave Pix. Apenas para casos de fraude!

Caso você tenha alguma dúvida, entre em contato com a Câmara de Conciliação da Defensoria Pública pelo e-mail conciliacao@defensoria.rs.def.br

Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul