Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

À frente do Conselho da Comunidade de Erechim, Defensor Público Leonardo Marcelo da Silva Darde celebra inauguração do...

Publicação:

20170518085600foto_dr_leonardo_darde_erechim.jpg
Leonardo é o Presidente do Conselho da Comunidade de Erechim - Foto: Vinicius Flores/AscomDPERS

Erechim (RS) - Há dois anos à frente do Conselho da Comunidade de Erechim, o Defensor Público-Diretor Regional da Defensoria de Erechim, Leonardo Marcelo da Silva Darde, celebra a inauguração, no próximo mês, do Núcleo Estadual de Educação de Jovens e Adultos – Neeja/Renascer, junto ao Presídio Estadual local, cuja população é de aproximadamente 504 presos.

O Neeja/Renascer é destinado àqueles cidadãos privados de liberdade que não tiveram acesso à escolarização na idade certa, propiciando, num primeiro momento a alfabetização e, adiante, o curso do ensino fundamental, ambos, com vistas ao cumprimento mais humanizado da pena e à ressocialização dos encarcerados.

“Com a perspectiva do ensino, o preso, ao retornar ao convívio coletivo, ganha a possibilidade de retomar sua história de vida com autoestima e condições mínimas de subsistência pessoal e profissional, considerando ter tido conhecimentos aptos à ressocialização”, comenta Leonardo Marcelo da Silva Darde.

Segundo Leonardo, o Neeja-Renascer é uma conquista coletiva dos erechinenses tendo em conta o engajamento de diferentes lideranças locais de órgãos públicos, da iniciativa privada, do terceiro setor e afins.

“Os recursos para a construção da infraestrutura do espaço vieram, especialmente, das Varas de Execução Criminal (VECs) do Poder Judiciário de Erechim, Gaurama e São Valentim, além do Ministério Público Federal e da Prefeitura de Erechim”.

Leonardo destaca ainda o trabalho comunitário do Conselho da Comunidade de Erechim no sentido de ampliar a quantidade de empresas que oferecem postos de trabalho dentro do estabelecimento prisional. “Atualmente são três organizações atuando no presídio, circunstância capaz de evitar a reincidência, diminuir o número de crimes e, portanto, melhorar a segurança pública da cidade e região”, finaliza.

Conselho

O Conselho da Comunidade de Erechim desenvolve atividades de defesa de direitos sociais desde 2003, sendo composto por cerca de 20 conselheiros dos mais diversos órgãos públicos, da iniciativa privada e de entidades associativas e profissionais.

Neeja

Desenvolvido em parceria com a Secretaria Estadual de Educação, o Neeja é um espaço de ensino que não se caracteriza como escola, mas, sim, um ambiente educativo para oferta de exames supletivos fracionados aos jovens e adultos em busca da certificação educacional. Concebe a educação como um direito de todos os cidadãos numa perspectiva de inclusão e de transformação social.

 

Texto: Vinicius Flores/AscomDPERS
Defensoria Pública do RS
Assessoria de Comunicação Social

Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul