Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Campanha de consumo sustentável da Defensoria Pública é implementada no Prédio-sede

Publicação:

20160726142503selecionada_credito_mariana_ribeiro.jpg
Campanha de consumo sustentável da Defensoria Pública é implementada no Prédio-sede - Foto: Mariana Ribeiro

Porto Alegre (RS) – Com a proposta de incentivar o consumo consciente e o compromisso institucional com a sustentabilidade ambiental, a Defensoria Pública do Estado (DPERS) lançou, nesta quarta-feira, 20 de julho, a campanha “Defensoria Sustentável: novos hábitos geram um novo amanhã”.

A campanha é uma iniciativa da Assessoria de Comunicação Social (ASCOM), do Centro de Estudos, de Capacitação e de Aperfeiçoamento (CECADEP), do Núcleo de Defesa Ambiental (NUDAM) e do Gabinete do Defensor Público-Geral do Estado. A ideia é criar uma cultura de ações sustentáveis para o bem-estar individual e coletivo dentro da Defensoria Pública.

O lançamento ocorreu no auditório 19 de Maio, no prédio-sede, e contou com a presença de Defensores Públicos, servidores e estagiários. Na ocasião, o Defensor Público-Geral do Estado, Cristiano Vieira Heerdt, ressaltou a importância do engajamento na campanha. “Contribuir com a sustentabilidade é uma necessidade, e, como em casa, cada um tem a sua parcela de responsabilidade”, ressaltou Heerdt. “Com o empenho de todos tenho certeza de que teremos um belíssimo resultado”, completou o Defensor-Geral.

O Defensor Público-Assessor Jurídico e dirigente do Núcleo de Defesa Ambiental (NUDAM), Rafael Rodrigues da Silva Pinheiro Machado, destacou o compromisso de preservar. “As ações (sustentáveis) não demandam custo, e, sim, uma mudança de hábitos, que são fáceis de implementar no dia a dia. Inicialmente vamos pôr em prática na sede e, em breve, vamos levar esta ideia para o interior do estado”, afirmou o dirigente.

A coordenadora da Assessoria de Comunicação Social, Nicole Carvalho, lembrou como pequenas ações dentro do ambiente de trabalho podem fazer a diferença para o planeta. “Cada vez mais a sociedade cobra uma postura sustentável de todos nós. Precisamos pensar no que vamos deixar para as próximas gerações”, frisou. A coordenadora do Centro de Estudos, de Capacitação e de Aperfeiçoamento (CECADEP), Virgínia Feix, também esclareceu que pensar antes de descartar resíduos pode trazer benefícios.

A campanha é guiada por três diretrizes: ser ambientalmente correta, economicamente sustentável e socialmente justa. Fazem parte da primeira etapa a implementação de sistema de coleta seletiva, dividindo os resíduos em lixo seco e orgânico e a distribuição de caixas para recolhimento de folhas para reciclagem, assim como a colocação de adesivos próximos a interruptores de luz sugerindo o correto desligamento dos equipamentos ao se ausentar da sala. A criação de um novo layout nas áreas de trabalho dos computadores da DPERS e de um espaço na Intranet para divulgação da campanha e informações referentes ao impacto ambiental e à economia proporcionada por atitudes sustentáveis também são algumas das principais ações.

Sugestões de ações sustentáveis e outras medidas que podem ser adotadas pela Defensoria Pública são bem-vindas e podem ser enviadas para os e-mails:  nudam@defensoria.rs.def.br.

Sustentabilidade na prática

O lançamento da campanha ocorreu no dia 20 de julho, Dia do Amigo. Para contribuir com a preservação do ambiente, alguns setores do prédio-sede da Defensoria Pública aproveitaram a data para realizar um amigo secreto diferente entre os colegas servidores, no qual os presentes trocados são apenas canecas. O “Canecaço” é uma alternativa para diminuir a utilização de copos plásticos e aderir à campanha.

Texto: Mariana Ribeiro/Ascom DPERS
Defensoria Pública do RS
Assessoria de Comunicação Social

Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul