Defensor pede à CEEE novos critérios para ligações de energia elétrica em comunidades carentes
Publicação:

Porto Alegre (RS) - O defensor público-assessor Felipe Kirchner, dirigente do Núcleo da Defesa do Consumidor e de Tutelas Coletivas (Nudecontu), solicitou à Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE) que sejam modificados os critérios técnicos para o fornecimento de energia elétrica em comunidades carentes de Porto Alegre. O pedido foi feito durante Audiência Pública do Conselho de Consumidores da Companhia, realizada nessa segunda-feira, 25, na Assembleia Legislativa.
Em várias comunidades da Zona Sul de Porto Alegre, há a incidência das ligações clandestinas à rede elétrica, os chamados “gatos de luz”. Há um trabalho encaminhado pelo Conselho dos Consumidores para a regularização das ligações, com a formalização das inscrições e instalação de relógios medidores.
Após ouvir o relato de moradores de vilas populares da Zona Sul da Capital gaúcha, Kirchner pediu que constasse em ata a solicitação da Defensoria Pública. Segundo ele, a CEEE pode flexibilizar diversos critérios técnicos para facilitar a chegada da rede de energia elétrica a certos locais. “Especialmente nos aparelhos comunitários, como creches, escolas e associações de moradores, existe grande concentração de crianças”, lembrou. “E, em muitos casos, a merenda é acondicionada em geladeiras que precisam da energia constante e sem riscos.” A solicitação foi enviada, via ata da Audiência Pública, para a Presidência da Companhia.
Kirchner também criticou a ausência de representantes da Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do Rio Grande do Sul (Agergs). “É um verdadeiro absurdo que a agência reguladora não esteja aqui representada para ouvir a sociedade civil, visto que foi enviado o convite formal”, disse o defensor público.
__________________________
Assessoria de Comunicação Social
Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul (DPE/RS)
É permitida a reprodução das notícias produzidas pela Assessoria de Comunicação Social da DPE/RS desde que citada a fonte.