Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Defensor público é convidado a integrar Academia Santo-angelense de Letras

Publicação:

Defensor Público Waldemar Menchik Junior
Defensor Público Waldemar Menchik Junior - Foto: Divulgação
Por Nicole Carvalho - ASCOM DPE/RS

Santo Ângelo (RS) – O defensor público diretor regional da Defensoria Pública Regional de Santo Ângelo, Waldemar Menchik Junior, foi convidado a integrar a Academia Santo-angelense de Letras (Asle) por sua valorosa contribuição à literatura local. Waldemar ocupará a cadeira do poeta e romancista gaúcho Aureliano de Figueiredo Pinto. O defensor público, que também é poeta e associado da Estância da Poesia Crioula desde 2017, já participou de 13 concursos estaduais de poesias, já escreveu o livro “Das Frestas das labaredas” e crônicas acerca do dia a dia profissional, com contribuições em artigos de jornais locais e regionais.

“Para mim é uma grande honra ter recebido o convite e a aprovação do meu nome para integrar a Academia Santo-angelense de Letras (Asle) na cadeira 21, pertencente a Aureliano de Figueiredo Pinto, que foi um poeta, romancista e médico, nascido em Tupanciretã, que fez sua carreira na cidade de Santiago. Fiquei muito feliz por ter sido indicado para essa cadeira, porque Aureliano tinha extrema prestação de trabalho social às pessoas carentes nos locais onde ele trabalhou. Nesse sentido, suas obras tanto poéticas ou românticas, são de linha social. Aquilo que escrevo há conotação de se preocupar com o outro, que é o que a gente faz como defensor público no nosso dia a dia. Fico envaidecido, como aprendiz de escritor, para participar da Asle. E é uma honra representar a Defensoria Pública na Academia”, declarou Waldemar.

O ato solene de posse será no dia 12 de julho, às 19h30, no GDF (Grupo de Dança Folclórica) Os Farroupilhas, Bairro Aliança (frente ao Colégio Estadual Dom Pedro II), em Santo Ângelo.

Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul