Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Defensoras Públicas de Pernambuco conhecem sistemática da Defensoria Pública gaúcha

Publicação:

20130425155558dsc_0003.jpg
Defensoras pernambucanas conheceram as práticas da DPERS - Foto: Gabriela de Carvalho - ASCOM/DPERS

Porto Alegre (RS) - Um grupo de Defensoras Públicas do Estado do Pernambuco está em Porto Alegre desde a segunda-feira (22), com o intuito de realizar um intercâmbio entre as instituições. As Defensoras pernambucanas deslocaram-se até a capital gaúcha com o objetivo de aprofundar o conhecimento quanto ao sistema de mediação de conflitos, bem como para compreender o sistema do Projeto de Racionalização de Atendimento (PRA). 

 

O Projeto de Racionalização de Atendimento (PRA) consiste no atendimento das demandas de pouca ou média complexidade que têm grande procura por parte da comunidade. Tais demandas são direcionadas para uma equipe de estagiários forenses supervisionados pelo Defensor Público responsável, para agilizar o processo e diminuir as filas. Já o sistema de mediação é um serviço complementar oferecido pela Instituição, em convênio com uma clínica de mediadores na Unidade Central de Atendimento (Porto Alegre). A ideia é solucionar conflitos, por meio de um Termo de Entendimento, de forma ágil e benéfica para a população, com o apoio de Defensores Públicos e psicólogos.

 

A equipe composta pelas Defensoras Sheyla Pontes, Ângela Alves, Lúcia Autran e Arline Morais está pela segunda vez em Porto Alegre. Novamente com a função de se inteirar de práticas da Defensoria Pública gaúcha, a Defensoria de Pernambuco já está aplicando técnicas similares às utilizadas no Projeto de Racionalização de Atendimento. Segundo a Defensora Pública-Assessora da Subdefensoria Pública-Geral para Assuntos Instituicionais, Claudia Barros, que acompanha a comitiva pernambucana, “o intercâmbio entre Defensorias é extremamente importante em razão da troca de experiências, onde se pode conhecer e se inspirar em práticas de outros Estados, sempre se adequando a realidade local."

 

Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul