Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Defensores Públicos atuam em Mutirão de Atendimento às vítimas e familiares do incêndio da Kiss

Publicação:

20140512190951mutirao.jpg
. - Foto: .

Santa Maria (RS) - Mais um Mutirão de Atendimento às vítimas e aos familiares das vítimas do incêndio da Kiss foi realizado pela Defensoria Pública, nesta segunda-feira (12), na sede de atendimento e ajuizamento da Defensoria Pública de Santa Maria, localizada junto ao Centro Universitário Franciscano - Unifra, em Santa Maria. Cerca de 40 pessoas foram atendidas pelos Defensores Públicos da localidade, com apoio do Núcleo de Defesa dos Direitos Humanos (NUDDH), por meio de sua Dirigente, a Defensora Pública Alessandra Quines, e do Núcleo de Defesa do Consumidor e de Tutelas Coletivas (Nudecontu), por meio do seu Dirigente, o Defensor Público Juliano Viali dos Santos.

Esse é o segundo Mutirão promovido pela Instituição, sendo o primeiro feito no dia 16 de abril desse ano. A ideia é dar andamento aos pedidos de cumprimento da decisão liminar que garante o pagamento de pensão mensal às vítimas e familiares do incêndio da Boate Kiss, que ocorreu no dia 27 de janeiro de 2013. “É importante que as pessoas busquem seus direitos e a responsabilização dos réus dessa situação”, explica Alessandra. “A Defensoria está atuando para garantir a efetividade dessa reparação. Ressaltamos a importância da luta pelo valor que se tem direito.”

A população foi atendida pelos Defensores Públicos de Santa Maria, Tamara Flores Agostini, Michelle Salvany Caputti, Juliano Ruschel, Carlos Escobar Guimarães e Ana Carina Teixeira Dal Ponte, e ainda, pela Dirigente do NUDDH, Alessandra Quines, e o Dirigente Nudecontu, Defensor Público Juliano Viali dos Santos.

Os Mutirões serão periódicos, para garantir a efetividade da decisão liminar obtida na Ação Civil Pública, para aqueles que perderam sua capacidade laborativa e para aqueles que eram dependentes economicamente de algum familiar morto no incêndio. A decisão liminar da Ação Civil Pública de indenização foi confirmada pelo TJ/RS, e se mantém passível de liquidação e execução do valor dos alimentos.

Outros familiares, que tiverem interesse em atendimento nos próximos mutirões, podem fazer cadastro na Defensoria Pública de Santa Maria, localizada na Rua Alameda Buenos Aires, n° 293 – Sala 104, Bairro Nossa Senhora das Dores. Outras informações o telefone para contato é o (55) 3218-1635.

Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul