Defensoria apresenta projeto sobre início de atendimentos à população LGBTQIA+ na Unidade Prisional PECAN 3
Publicação:

A Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul (DPE/RS) participou de uma reunião, na última quinta-feira (8), com a administração prisional e equipe técnica do Complexo Prisional de Canoas (PECAN), onde foi apresentado o projeto “Defensoria Aproxima”, que visa o atendimento à população LGBTQIA+ reclusa no complexo.
Durante a conversa, foram deliberadas questões como um calendário inicial de visitas e atendimentos pela equipe da Defensoria Aproxima, pactuando as formas de articulação entre a equipe da unidade, a Defensoria Pública e a Divisão de Atenção às Mulheres e Grupos Específicos. Também foi apontada a necessidade de capacitação continuada das equipes envolvidas sobre os direitos da população LGBTQIA+ no contexto prisional.

Na ocasião, a DPE/RS esteve representada pela defensora pública Cíntia Luzzatto, que possui atribuição de atendimento a essas pessoas na unidade prisional, e pela equipe técnica do Projeto Defensoria Aproxima. Participaram ainda as equipes técnicas da Divisão de Atenção às Mulheres e Grupos Específicos do Departamento de Tratamento Penal, do Complexo Prisional de Canoas, além da Direção da Unidade.