Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Defensoria Pública do Estado passa a contar com 324 agentes

Publicação:

29032012.jpg
Defensora pública-geral do Estado Jussara Acosta (ao centro) com os novos defensores públicos. (Foto: Cris Rispoli - Ascom DPE

Instituição empossou 15 novos defensores públicos aprovados em concurso público

Porto Alegre (RS) – “Os senhores estão assumindo hoje um cargo de extrema importância para a população gaúcha. A atuação da Defensoria Pública, mediante a prestação de assistência jurídica gratuita oferecida a todos os cidadãos socialmente inferiorizados ou vulneráveis, representa um dos mais formidáveis instrumentos da ação do Estado democraticamente constituído. Temos consciência de que auxiliamos na busca pela redução dos desequilíbrios sociais por meio do acesso à Justiça. A Defensoria Pública e a população gaúcha precisam muito do saber dos senhores.” Com essas palavras, a defensora pública-geral do Rio Grande do Sul, Jussara Acosta, deu as boas vindas aos 15 novos defensores públicos que tomaram posse, nesta quinta-feira.

Participaram da solenidade, realizada no Auditório Romildo Bolzan do Tribunal de Contas do Estado, na Capital, o governador do Estado em exercício Beto Grill, o presidente da Assembleia Legislativa do Estado, deputado Alexandre Postal, o presidente do Tribunal de Justiça do Estado em exercício, desembargador Guinther Spode, o subprocurador-geral de Justiça do Estado, Daniel Rubin, o presidente do Tribunal de Contas do Estado, conselheiro Cezar Miola, a presidente da Associação dos Defensores Públicos do Estado (Adpergs), Patrícia Kettermann, e o representante da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/RS), Renato da Costa Figueira, entre outras autoridades.

O governador do Estado em exercício Beto Grill reafirmou o compromisso do Governo com o crescimento e desenvolvimento do Rio Grande do Sul para ampliar os investimentos em saúde, educação e segurança e a valorização das instituições públicas. Lembrou que os novos defensores públicos ao serem aprovados em um rigoroso concurso público devem estar preparados para enfrentar a complexidade das atividades do cargo que, “além das questões técnicas também exige humanidade”.

Para o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Alexandre Postal, a Defensoria Pública é uma das instituições vitais para o cidadão. “A instituição é aquela mão amiga do Estado para fazer a defesa do cidadão que não tem condições financeiras de contratar um advogado”, afirmou. Segundo ele, o número de defensores públicos empossado é pequeno “pois há uma grande demanda pelo atendimento da instituição, mas já é um importante passo em defesa da cidadania”.

Ao falar em nome dos aprovados no último concurso, realizado em 2005, o defensor público Irvan Antunes Vieira Filho, lembrou que os novos agentes integram “a elite dos bacharéis em Direito, que aspiram carreiras jurídicas, pois venceram rigorosíssimo concurso público, brilhantemente organizado e executado pela Defensoria Pública, certame que se destacou pela lisura, rapidez e transparência”. Conforme ele, a partir de hoje os novos defensores públicos “não serão apenas espectadores dos grandes problemas que afligem a ordem social e jurídica do País, mas que terão a oportunidade – ou melhor – a obrigação de trabalhar pelo resgate da dignidade das pessoas necessitadas”.

Lívia Miranda Müller Drumond Casseres, representando os colegas novos defensores públicos, ressaltou: “Hoje, damos o primeiro passo em direção à entrega completa de nossas vidas a uma instituição jovem, inacabada e ainda carente de reconhecimento pleno de sua estrutura no Estado brasileiro. O fazemos, contudo, apoiados na certeza de que o papel da Defensoria Pública na promoção da justiça social no Brasil se mostra a essa altura inquestionável e irreversível”. E, completou: “Aqui estamos, portanto, unicamente em razão de acreditarmos que somos todos uma mesma gente, com ideias e sonhos diferentes. Uma mesma gente, de distintas origens e mais variadas histórias. Uma mesma gente, com diversos valores, mas com a mesma dignidade.

Ao encerrar a cerimônia, a defensora pública-geral do Estado Jussara Acosta desejou sucesso na carreira aos novos agentes e lembrou: “É fundamental sabermos que estamos aqui para servir e, como tal, isso requer sacrifícios, dedicação e, principalmente, vocação”. Com os 15 novos defensores públicos, a instituição passa a contar com 324 agentes.

Defensores públicos do III Concurso empossados em 29 de março de 2012

Aline Langner Dal Ri
Local e data de nascimento: Ijuí (RS), 11.03.1980
Graduação: Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), Santa Cruz do Sul (RS)

Andre Esteves de Andrade
Local e data de nascimento: Rio de Janeiro (RJ), 08.07.1978
Graduação: Universidade Estácio de Sá, Rio de Janeiro (RJ)

Clóvis Adão Pizzamiglio Bozza Neto
Local e data de nascimento: Lagoa Vermelha (RS), 20.09.1984
Graduação: Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), São Leopoldo (RS)

Deisi Sartori
Local e data de nascimento: Lejeado (RS), 16.04.1979
Graduação: Universidade de Caxias do Sul (UCS), Caxias do Sul (RS)

Emilene Perin
Local e data de nascimento: Porto Alegre (RS), 15.02.1980
Graduação: Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), Porto Alegre (RS)

Flávia Danigno de Paula e Silva
Local e data de nascimento: Brasília (DF), 08.10.1986
Graduação: Universidade de Brasília (UnB), Brasília (DF)

Francielle Bertani
Local e data de nascimento: Porto Alegre (RS), 03.05.1982
Graduação: Centro Universitário Ritter dos Reis (UniRitter), Porto Alegre (RS)

Leticia Ana Basso
Local e data de nascimento: Caxias do Sul (RS), 11.09.1983
Graduação: Universidade de Caxias do Sul (UCS), Caxias do Sul (RS)

Lívia Miranda Müller Drumond Casseres
Local e data de nascimento: Rio de Janeiro (RJ), 22.06.1986
Graduação: Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Rio de Janeiro (RJ)

Luiza do Carmo Martins
Local e data de nascimento: Porto Alegre (RS), 05.04.1984
Graduação: Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Santa Maria (RS)

Marcelo Martins Piton
Local e data de nascimento: Palmitinho (RS), 27.08.1987
Graduação: Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI), Frederico Westphalen (RS)

Mário Silveira Rosa Rheingantz
Local e data de nascimento: Pelotas (RS), 13.07.1986
Graduação: Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Pelotas (RS)

Ramon Rondinelly Pereira Dutra
Local e data de nascimento: Caicó (RN), 03.08.1987
Graduação: Universidade Estadual do Piauí, Teresina (PI)

Raphael Varella Coelho
Local e data de nascimento: Rio de Janeiro (RJ), 16.12.1982
Graduação: Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Rio de Janeiro (RJ)

Raquel Dorneles Loy
Local e data de nascimento: Santa Maria (RS), 06.03.1980
Graduação: Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), Santa Cruz do Sul (RS)

__________________________
Assessoria de Comunicação Social
Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul (DPE/RS)

É permitida a reprodução das notícias produzidas pela Assessoria de Comunicação Social da DPE/RS desde que citada a fonte.

 

Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul