Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Defensoria Pública garante atendimento domiciliar a segurado do IPE

Publicação:

edumarnired.jpg
Defensores Públicos Eduardo Marengo e Marní Maria Zat, de Bento Gonçalves (Foto: Arquivo Pessoal - ASCOM/DPERS)
Bento Gonçalves (RS) - A Defensoria Pública de Bento Gonçalves garantiu, no dia 21 de abril, o direito de atendimento home care, a um segurado do Instituto de Previdência do Rio Grande do Sul (IPE/RS). O assistido, representado pelos Defensores Públicos Eduardo Marengo Rodrigues e Marní Maria Zat, ingressou com ação judicial por meio da Defensoria Pública, contra o plano de saúde em janeiro. A ideia era garantir assistência domiciliar, por necessitar de atendimento profissional integral.
 
Após sofrer um acidente há mais de um ano, o assistido que havia recebido alta, encontrava-se em situação de vulnerabilidade. Por meio de laudo médico, comprovou ser portador de paraplegia permanente, decorrente de um traumatismo craniano. Após tentativas de acordo com o plano de saúde, procurou a Defensoria Pública, que entrou com ação. “Estudando o processo, percebi que outros planos já haviam concedido este benefício e que seria viável. Até porque o atendimento domiciliar seria mais econômico ao IPE do que manter o segurando hospitalizado”, afirma o Defensor Público Eduardo Marengo Rodrigues.
 
A ação foi negada em primeiro grau e coube ao Tribunal julgar o agravo da lavra da Defensora Pública Marní Maria Zat. O assistido obteve à assistência 24 horas,em seu domicílio, incluindo serviço de enfermagem, fisioterapia e fraldas descartáveis, sob pena de bloqueio de valores do IPE, a fim custear o tratamento do assistido. Outras informações sobre o caso podem ser obtidas com a leitura do Agravo de Instrumento número 70054118581.
 
 
Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul