Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Defensoria Pública inaugura nova sede em Canela

Publicação:

24032011.jpg
Prefeito de Canela, Orsolin, defensora-geral do Estado Jussara Acosta e a defensora da Comarca Luciana Borges (Foto: Vinicius

Instituição passa a atender na Rua Augusto Pestana, nº 231, sala 232 no Centro

A Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul conta, a partir de hoje, com uma nova sede em Canela, município da Serra Gaúcha. A unidade foi inaugurada na manhã desta quinta-feira, 24, pela defensora pública-geral do Estado, Jussara Acosta, pelo prefeito municipal Constantino Orsolin, e pela defensora pública titular da Comarca, Luciana Salvador Borges, além de representantes dos poderes Judiciário e Legislativo. A instituição, que estava localizada no Fórum, passa a atender na Rua Augusto Pestana, nº 231, sala 232 no Centro.

De acordo com Jussara Acosta, a instalação da Defensoria Pública do Estado, em sede autônoma e independente, representa um marco no processo evolutivo da  instituição. “Desde a criação da Defensoria Pública, em janeiro de 1994, muitas foram as conquistas institucionais, resultado de um árduo trabalho, da dedicação e da perseverança dos nossos administradores e agentes”, afirmou.

A defensora pública-geral do Estado lembrou que a instituição busca, com a implantação de unidades autônomas, ampliar a visibilidade e o reconhecimento da sociedade. “Também somos responsáveis pelo equilíbrio social do Estado por meio do acesso à Justiça daqueles que dela necessitam”, lembrou.

A Defensoria Pública, em Canela, destacou Jussara Acosta, “é a soma dos esforços empreendidos pela Administração Superior, pela defensora pública titular da Comarca, Luciana Salvador Borges, colaboradores e estagiários, que buscam incessantemente proporcionar aos menos favorecidos esperança na luta por seus direitos”. Entretanto, a chefe da instituição ressaltou que ainda há muito o que fazer na busca por melhores condições de atendimento aos assistidos. “Sabemos que existe carência de defensores e comarcas sem agentes, mas estamos trabalhamos arduamente para solucionar essas importantes questões”, afirmou.

Ao finalizar sua manifestação, a defensora pública-geral do Estado conclamou a todos para contribuírem com a Defensoria Pública. “Esperamos contar com a colaboração de toda a comunidade, dos Poderes Públicos, da imprensa, pilares indispensáveis na construção de uma sociedade plural, equilibrada e justa”, finalizou.

O prefeito de Canela, Constantino Orsolin, elogiou o trabalho da defensora pública da Comarca. “A dedicação de Luciana Borges no atendimento da população merece destaque. A atuação da agente no auxilio dos mais necessitados que procuram a instituição na busca por seus direitos, especialmente nas áreas da saúde e infância e juventude, tem marcado sua atuação na comunidade”, resumiu.

Por sua vez, a defensora pública, titular da Comarca, salientou que a instituição continua avançando firmemente na qualificação de sua infraestrutura e de pessoal, “sempre pautada pelo objetivo de mais rápida e eficazmente promover o adequado atendimento aos cidadãos mais necessitados e desprotegidos, do ponto de vista econômico e social”.

A atuação positiva da Defensoria Pública, conforme ela, mediante a prestação de assistência judiciária gratuita ativa, reativa e preventiva, oferecida a todos os cidadãos pobres, carentes ou socialmente inferiorizados, “vem a constituir-se em um dos mais formidáveis instrumentos da ação do Estado democraticamente constituído que deve ter por desiderato a busca incessante pela promoção da paz com a harmonia entre os homens”, finalizou.

Prestigiaram a inauguração o subdefensor público-geral do Estado, Nilton Arnecke, a defensora pública Viviane Agostini, coordenadora da Regional II da instituição, a defensora pública Adriana Praetzel, presidente da Associação dos Defensores Públicos do Estado (Adpergs), o vereador Ademar Santana, representante da Câmara de Vereadores, e a promotora de Justiça, Vera Regina Melatte Corino, representando o Ministério Público, entre outras autoridades.

__________________________
Assessoria de Comunicação Social
Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul (DPE/RS)


É permitida a reprodução das notícias produzidas pela Assessoria de Comunicação Social da DPE/RS desde que citada a fonte

 

 

 

 

 

 

Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul