Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Defensoria Pública inspeciona Instituto Psiquiátrico Forense (IPF)

Publicação:

Foram inspecionados os alojamentos masculino e feminino, fechados e abertos
Foram inspecionados os alojamentos masculino e feminino, fechados e abertos - Foto: Isadora Pimentel Terra - Ascom DPE/RS
Por Isadora Pimentel Terra – Ascom DPE/RS

Porto Alegre (RS) – Os Núcleos de Defesa em Execução Penal (NUDEP) e da Saúde (NUDS), por meio dos seus dirigentes, defensores públicos Cintia Luzzatto e Aldo Neri de Vargas Junior, realizaram inspeção no Instituto Psiquiátrico Forense (IPF), em Porto Alegre, na tarde da última quinta-feira (9). A diligência foi realizada pelos defensores com objetivo de verificar as atuais condições das instalações do instituto. Atualmente, o IPF abriga 187 internos de ambos os sexos.

Foram inspecionados os alojamentos masculino e feminino, fechados e abertos; setor de triagem, cozinha, farmácia, lavanderia, área de manutenção, além de outras áreas pertencentes ao local.

IMG 4524   Copia

Na ocasião, os defensores públicos conversaram com servidores e pacientes, a fim de coletar informações quanto ao funcionamento do local.

Durante a inspeção foi constatado que as condições de higiene melhoraram substancialmente desde o último relatório de inspeção, bem como as instalações da cozinha, que demonstrou estar bem estruturada e higienizada, contando com Nutricionista que prepara os cardápios de acordo com a prescrição técnica. Todos os dados coletados constarão do relatório respectivo, que será acostado ao PADAC em trâmite nos núcleos, instaurado a partir de inspeção feita pelo
Mecanismo Nacional de Prevenção e Combate à Tortura.

Confira mais imagens: 

Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul