Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

DPE/RS participa de Grande Expediente na Assembleia em homenagem ao IMAMA

Publicação:

A defensora pública-geral em exercício, Melissa Torres Silveira, acompanhou a solenidade.
A defensora pública-geral em exercício, Melissa Torres Silveira, acompanhou a solenidade. - Foto: Camila Schäfer - ASCOM DPE/RS
Por Felipe Daroit - ASCOM DPE/RS

Porto Alegre (RS) – A defensora pública-geral em exercício, Melissa Torres Silveira, esteve presente, na tarde desta quinta-feira (7), na Assembleia Legislativa, para o Grande Expediente que homenageou o Instituto da Mama do Rio Grande do Sul (IMAMA RS) pelos seus 30 anos.

Também prestigiaram o evento a dirigente do Núcleo de Defesa da Mulher da Defensoria Pública do Estado (DPE/RS), Liseane Hartmann; a dirigente do Núcleo de Defesa da Saúde, Liliane Paz Deble; as defensoras públicas-assessoras Institucionais, Caroline Lima e Silva Mazzola Panichi e Sabrina Backes; a defensora pública-assessora Administrativa, Alice Backes de Leon; e a defensora pública Elisa Rumi Bosne.

A solenidade aconteceu no plenário 20 de setembro. A proposta de homenagem foi feita pela deputada Nadine Anflor.

O IMAMA é uma organização sem fins lucrativos, reconhecida, desde 2000, pelo Ministério da Justiça como OSCIP – Organização da Sociedade Civil de Interesse Público. Foi fundado em 29 de julho de 1993 pela mastologista Maira Caleffi, que o presidiu até o ano passado e hoje é presidente fundadora. A atual presidente é Cintia Seben.

Nasceu de um grupo de mulheres, pacientes de Maira Caleffi, que, diagnosticadas, participavam de um grupo psicoterapêutico. Ali começou o interesse em comunicar à população gaúcha informações relevantes sobre a saúde da mama. Com o intuito de ajudar outras pessoas a não passarem pelas mesmas dificuldades que tiveram, essas mulheres criaram um grupo de voluntárias que, mais tarde, veio a tornar-se o IMAMA.

Neste sentido, o IMAMA busca a conscientização da sociedade gaúcha acerca da importância dos cuidados com a saúde da mama, enfatizando a necessidade da detecção precoce do câncer de mama para maiores chances de cura, além de qualidade e agilidade em todos os processos da rede de atenção à saúde da mama.

Conteúdos relacionados

Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul