Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

DPERS firma convênio com a Defensoria Pública do Amazonas e de Rondônia para cessão do conteúdo intelectual do aplicativo...

Publicação:

20151202160929app.jpg
DPERS firma convênio com a Defensoria Pública do Amazonas e de Rondônia para cessão do conteúdo intelectual do aplicativo móve - Foto: Divulgação

Belo Horizonte (MG) A Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul (DPERS), em nome do Defensor Público-Geral do Estado, Nilton Leonel Arnecke Maria, firmou termo de cooperação mútua com a Defensoria Públicado Amazonas (DPE/AM), com a representatividade de seu Defensor Público-Geral,José Ricardo Vieira Trindade,e com a Defensoria Pública de Rondônia (DPE/RO), com a representatividade de seu Defensor Público-Geral, Marcus Edson de Lima,a fim de ceder, o conteúdo intelectual do aplicativo móvel da Instituição gaúcha, sem ônus para as partes. O termo ainda prevê apoio técnico conforme eventual necessidade, à distância, para a implantação e manutenção do referido sistema para as Instituições.

O aplicativo móvel da Defensoria Pública do Rio Grande do Sul foi lançado em setembro de 2015, com objetivo de ser mais um instrumento deorientação jurídica e promoção dos direitos humanos da população vulnerável. A iniciativa partiu da necessidade de se adequar aos novos meios digitais que estão presentes na atualidade e criar um novo mecanismo para as pessoas conhecerem os serviços da Instituição e saberem de forma prática e rápida como procurar ajuda.Com cores e diagramação simples e clara, o usuário do aplicativoconheceasprincipais funções daDPERSe encontra a comarca mais próxima, por meio do GPS. Boa parte das funcionalidades do aplicativo operam de forma off-line, ou seja, sem necessidade de conexão à internet, sem deixar de ser leve e ocupar pouco espaço no celular ou smartphone. O projeto do aplicativo continua em desenvolvimento. Em uma futura atualização, sem data de lançamento, haverá ainda mais recursos com maior poder de interatividade.

O aplicativo móvel da Defensoria Pública roda em sistemas Android. Ele pode ser encontrado na Play Store e baixado gratuitamente.

 

Texto: Nicole Carvalho

Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul