Eliana Calmon destaca papel da Defensoria Pública
Publicação:

Porto Alegre (RS) - A Corregedora Nacional do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ministra Eliana Calmon, destacou nesta segunda-feira, 18, a importância da participação da Defensoria Pública na inspeção que o Conselho realiza nesta semana no Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJ-RS). Para Eliana, a participação de integrantes da Defensoria Pública da União (DPU) na missão de 40 pessoas ligadas ao CNJ demonstra o papel pioneiro para solidificar a cidadania junto ao Sistema de Justiça. “A presença da Defensoria Pública do Rio Grande do Sul articula com a DPU”, disse a ministra. “Dessa articulação é possível mostrar o que há de bom e o que há de ruim através da ótica do jurisdicionado”, completou.
Eliana participou, por videoconferência, da abertura dos trabalhos de inspeção que o CNJ fará no TJ-RS.
O defensor público-geral do Estado, Nilton Leonel Arnecke Maria, agradeceu as palavras da ministra e parabenizou o destaque. Lembrou que a participação das Defensorias Públicas Estaduais “reforça o direito fundamental à informação e se constitui em ato de respeito às partes”. Arnecke lembrou ainda que “o gesto representa o acesso ao Sistema de Justiça na sua integralidade”.
O trabalho de inspeção do CNJ já foi realizado nos Tribunais de Justiça do Rio de Janeiro e Minas Gerais. No TJ-RS, os representantes do CNJ devem ficar até a próxima sexta-feira, 22. Distribuição, precatórios e licitações são objetos de análise dos juízes e técnicos.
__________________________
Assessoria de Comunicação Social
Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul (DPE/RS)
É permitida a reprodução das notícias produzidas pela Assessoria de Comunicação Social da DPE/RS desde que citada a fonte.