Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Em Jaguarão, mês da mulher é marcado por iniciativas da Defensoria Pública Regional

Publicação:

A semana do dia 8 de março contou com atendimentos no Ônibus Lilás, um projeto promovido pelo próprio município
A semana do dia 8 de março contou com atendimentos no Ônibus Lilás, um projeto promovido pelo próprio município - Foto: Ascom DPE/RS
Por Ascom DPE/RS

Jaguarão (RS) – No mês em que se comemora o Dia Internacional da Mulher, Jaguarão foi marcado por iniciativas e atividades extrajudiciais da Defensoria Pública Regional (DPR) da cidade.

A semana do dia 8 de março contou com atendimentos no Ônibus Lilás, um projeto promovido pelo próprio município, que presta orientação jurídica à população jaguarense (especialmente mulheres) em situação de vulnerabilidade. O atendimento ficou a cargo do defensor público José Santos Fernandes e sua equipe.

No dia 8, a DPR de Jaguarão, por intermédio do defensor público Gustavo Carlos Couto Knopp, participou da celebração de um convênio com os órgãos locais do Poder Judiciário e do Ministério Público, com o objetivo de reinstaurar as reuniões do grupo reflexivo de gênero na Comarca, agora com participação oficial da Defensoria Pública. O projeto é destinado à educação de homens envolvidos em situações de violência doméstica e de gênero.

O objetivo do convênio com órgãos locais é reinstaurar as reuniões do grupo reflexivo de gênero na Comarca
O objetivo do convênio com órgãos locais é reinstaurar as reuniões do grupo reflexivo de gênero na Comarca - Foto: Ascom DPE/RS

“Os grupos reflexivos constituem um programa muito significativo, com o objetivo de promover, a um só tempo, a educação em direitos, a pacificação de conflitos e o empoderamento feminino pela via da conscientização masculina, com a construção de relações mais igualitárias entre homens e mulheres. A tônica principal do grupo não será punitiva, mas pedagógica, buscando efeitos para além das estreitas vias processuais”, explicou o defensor público Gustavo Knopp.

Para buscar as diretrizes destinadas à remodelação do grupo reflexivo de gênero, o defensor público, o juiz Raphael Miller de Figueiredo e o promotor de Justiça Vitor Hugo Chiuzuli contaram com as orientações da mestra em Direito pela Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) e especialista na área de violência doméstica e de gênero, Juliana Lazzaretti Segat, que já havia conduzido, com sucesso, os grupos reflexivos na Comarca de Rio Grande. Em Jaguarão, atuarão como facilitadoras a servidora do Fórum da Comarca Juliana Perduca Carneiro e a advogada Marcela Lopez Alvez.

Conteúdos relacionados

Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul