Em Panambi, Oficina das Famílias da DPE/RS é destaque na resolução de conflitos de forma extrajudicial
Publicação:

Panambi (RS) - No dia 31 de maio de 2019 foi realizada a primeira Oficina das Famílias em Panambi. Voltadas àqueles que enfrentam problemas relacionados a divórcio, guarda, pensão, entre outros, elas são espaços que propiciam o empoderamento dos cidadãos para a resolução de suas questões.
Desde a primeira edição, e de maneira pioneira no estado, os panambienses contam também com a constelação familiar, uma ferramenta complementar que os ajuda a entender a origem de seus conflitos. Oferecida gratuitamente ao final de cada oficina, somente os que estiverem interessados participam.
A Oficina das Famílias é um programa educacional para casais em fase de ruptura de relacionamento, e tem o intuito de demonstrar aos pais e demais membros da família, a importância de buscarem maneiras saudáveis de lidar com o término do casamento. Segundo a defensora pública Jaciara Barasuol Ritter, após participarem das oficinas, muitas pessoas saem mais abertas para um acordo e entendendo melhor suas funções, especialmente de pai e mãe.
Estima-se que, graças a esta ação extrajudicial, 60% dos participantes do programa entram em acordo em seus conflitos familiares, ou seja, deixam de entrar na justiça com um processo, fazendo com que a resolução seja amigável, trazendo benefícios tanto para o âmbito familiar quanto para a justiça.
Os encontros ocorrem sempre na última sexta-feira do mês e são conduzidas por Jaciara e uma consteladora voluntária.
Confira abaixo um vídeo com depoimentos de assistidos, defensora e consteladoras.
Um olhar para ALÉM DO CONFLITO - Oficina das Famílias em Panambi
No dia 31 de maio de 2019 foi realizada a primeira Oficina das Famílias em Panambi. Voltadas àqueles que enfrentam problemas relacionados a divórcio, guarda, pensão, entre outros, elas são espaços que propiciam o empoderamento dos cidadãos para a resolução de suas questões. Crédito: Defensoria Pública do RS