Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Em sua 25ª edição, Encontro das Defensoras e Defensores Públicos aborda assuntos atuais em palestras e oficinas

Publicação:

J.J. Camargo falou sobre envelhecer com sabedoria no século XXI
J.J. Camargo falou sobre envelhecer com sabedoria no século XXI - Foto: Camila Schäfer - ASCOM DPE/RS
Por Camila Schäfer - ASCOM DPE/RS

Porto Alegre (RS) – Como parte das comemorações do Mês da Defensoria Pública, foi realizado hoje (20) o XXV Encontro das Defensoras e Defensores Públicos. O evento presencial ocorreu em dois locais: no auditório do Tribunal de Contas do Estado e no prédio-sede da Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul (DPE/RS).

Confira as fotos do evento aqui. 

Com patrocínio do banco Sicredi, o Encontro foi organizado pela DPE/RS. O evento recebeu o apoio da Associação das Defensoras e Defensores Públicos (ADPERGS) e Fundação Escola Superior da Defensoria Pública do RS (FESDEP).

Pela manhã, após a abertura oficial realizada pelo defensor público-geral, Antonio Flávio de Oliveira; pelo presidente da ADPERGS, Mário Silveira Rosa Rheingantz; e pelo presidente do Sicredi/AJURIS, desembargador Danúbio Edon Franco, seguiram-se as palestras.

A primeira, intitulada “Acessibilidade Atitudinal: a verdadeira inclusão das pessoas com deficiência”, foi ministrada pelos defensores públicos Ricardo Girardello e Giesa Carla Cirino. Em suas falas, ambos discorreram sobre as dificuldades enfrentadas pelas pessoas com deficiência e as possibilidades de inclusão delas especialmente nos ambientes de trabalho e escolar. Sendo uma pessoa com deficiência, Girardello narrou situações vividas por ele e formas de garantir maior equidade na sociedade. Giesa, por sua vez, descreveu a realidade de uma mãe atípica, ou seja, uma mulher que exerce uma maternidade atípica, que cria uma criança com deficiência. Ambos foram aplaudidos de pé, ao final de suas falas.

Na sequência, o médico, professor e escritor José de Jesus Peixoto Camargo (J.J. Camargo), proferiu a palestra “Envelhecer com sabedoria no século XXI”. Além de descrever o que seria considerado um envelhecimento saudável, Camargo falou sobre qualidade de vida, bem-estar e a tão comentada busca pela felicidade. Além de histórias curiosas, o médico também trouxe dados sobre envelhecimento no Brasil e no mundo.

À tarde, no prédio-sede da DPE/RS, cinco oficinas fizeram parte da programação:

• “Aspectos atuais da prática extrajudicial e judicial da Lei do Superendividamento”, com as defensoras públicas Ana Carolina Sampaio Pinheiro de Castro Zacher e Mariana Fenalti Salla, a juíza de Direito Karen Bertoncello e o analista da Gerência de Recuperação de Créditos Inadimplentes Ajuizados do Banco Banrisul, Gilson Machado.
• “A Defensoria Pública nos Tribunais Superiores: sobre a importância de uma atuação estratégica”, com os defensores públicos Domingos Barroso da Costa, Aline Correa Lovatto e Rafael Raphaelli.
• “Justiça Restaurativa pela Defensoria Pública: uma realidade a ser conhecida”, com o defensor público Sérgio Nodari Monteiro e o professor Daniel Achutti.
• “A atuação coletiva da Defensoria Pública na defesa e proteção do consumidor hipervulnerável: exemplos práticos de atuações recentes”, com os defensores públicos Rafael Pedro Magagnin e Rodrigo Vazatta.
• “Enredos do tribunal do júri no Séc. XXI”, com os defensores públicos Andrey Regis de Melo e Tatiana Kosby Boeira.

Mais de 300 defensoras e defensores públicos participaram presencialmente do Encontro. 

 

Conteúdos relacionados

Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul