Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Implementação de políticas públicas nas comunidades indígenas do RS é tema de audiência pública por videoconferência

Publicação:

logomarca da DPE
Foto: Divulgação – Ascom DPE/RS
Por Leonardo Martins - Ascom DPE/RS

Porto Alegre (RS) – Na manhã do dia 17 de junho, a defensora pública dirigente do Núcleo de Defesa dos Direitos Humanos (NUDDH), Aline Palermo Guimarães, participou de audiência pública por videoconferência sobre a implementação de políticas públicas nas comunidades indígenas do Rio Grande do Sul, durante e pós-pandemia de Covid-19.

“A reunião representou importante espaço de escuta quanto às demandas das comunidades indígenas do Rio Grande do Sul, que se encontram ainda mais vulnerabilizadas com a pandemia, que trouxe novas preocupações e ainda agravou problemas antigos. Conforme relatos dos representantes indígenas, além da evidente ameaça à vida e à saúde, esta população ainda está precisando enfrentar significativa redução da renda (pela própria suspensão da venda de artesanato, principal forma de rendimento de diversas famílias indígenas), considerando a necessidade de isolamento, o que tem gerado, inclusive, escassez de alimentos” declarou Aline.

A Audiência foi proposta pelo deputado Jeferson Fernandes e além da Defensoria Pública do Estado, contou com representantes da Defensoria Pública da União e do Ministério Público Federal.

Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul