Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Livro apresenta ações práticas para combate de causas da criminalidade

Publicação:

21072010.jpg
setup-carga-21072010-jpg

Empresário gaúcho Luiz Fernando Oderich criou a ONG Brasil Sem Grades, parceira da Defensoria Pública gaúcha no projeto Pai? Presente!

Como transformar os desafios da vida em momentos de superação? A resposta está sendo dada pelo empresário gaúcho Luiz Fernando Oderich, que, em 2002, teve seu único filho – na época com 26 anos – assassinado em Porto Alegre, em uma tentativa de assalto. Oderich criou, no mesmo ano, a organização não-governamental Brasil Sem Grades, cuja finalidade é promover a inclusão social, a educação, a segurança e o bem-estar social da população brasileira.

Morador do município de São Sebastião do Caí, a 59 quilômetros da Capital, Oderich decidiu que deveria fazer a sua parte e mobilizar a sociedade. No último dia 15 de julho, o empresário lançou o seu segundo livro “Sangue, Suor e Lágrimas” com crônicas sobre ações práticas para combater as causas da criminalidade. “O livro é destinado a todo cidadão brasileiro que deseja fazer algo para mudar a nossa situação. Viver atrás das grades significa não acreditar em nada nem em ninguém”, afirma o autor.

Pai? Presente!

Outra iniciativa da Brasil Sem Grades é a promoção do projeto Pai? Presente!, realizado em parceria com a Defensoria Pública e o Ministério Público do Estado. A ação tem por objetivo identificar crianças e adolescentes que não possuem paternidade registral, para que seus representantes legais regularizem a situação. Busca, também, que o responsável assuma a paternidade de maneira efetiva e afetiva contribuindo para a redução da evasão escolar, de comportamentos antissociais, da delinquência juvenil e do consumo de drogas.

“Oderich retrata em seu livro uma realidade esquecida pelas políticas públicas, mas sempre lembrada pela sociedade: segurança, violência e criminalidade. Com uma abordagem profunda e, ao mesmo tempo, poética, ele relata o tema violência urbana”, afirma a defensora pública Adriana Schefer do Nascimento da Comarca de São Sebastião do Caí. A defensora e o promotor de Justiça local Charles Emil Martins impulsionam o projeto Pai? Presente! no município, que também conta com a participação do Poder Judiciário e apoio da Prefeitura Municipal, Cartório de Registro Civil e hospitais.

__________________________
Assessoria de Comunicação Social
Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul (DPE/RS)

É permitida a reprodução das notícias produzidas pela Assessoria de Comunicação Social da DPE/RS desde que citada a fonte.

 

Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul