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Ouvidoria da DPE/RS apresenta seu relatório semestral

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Relatório foi entregue em mãos ao defensor público-geral
Relatório foi entregue em mãos ao defensor público-geral - Foto: Drysanna Espíndola - ASCOM DPE/RS
Por Camila Schäfer - ASCOM DPE/RS

Porto Alegre (RS) – A ouvidora-geral da Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul (DPE/RS), Marina Ramos Dermmam, entregou, na última terça-feira (28), o Relatório Semestral da Ouvidoria da instituição, que compreende o período de 10 outubro de 2021 a 9 de abril de 2022. Entregue em mãos para o defensor público-geral do Estado, Antonio Flávio de Oliveira, o documento marca também o primeiro ano de Marina à frente da Ouvidoria.

No período, foram registrados 2.916 atendimentos e 551 aberturas de expedientes administrativos. O atendimento remoto continua sendo um desafio, junto com a ampliação do horário de atendimento, para suprir as necessidades da população e do público interno. O diálogo com as Defensorias Regionais foi ampliado, bem como com movimentos populares, organizações sociais, instituições públicas e de ensino.

No semestre também foram registradas 13 atividades organizadas ou com a participação da Ouvidoria.

Para acessar o relatório, clique aqui.

O que é a Ouvidoria?
A Ouvidoria é um lugar onde pessoas e grupos podem apresentar sugestões, reclamações e pedidos sobre os serviços da Defensoria Pública, para promover e ampliar o acesso à justiça à população.

O que faz a Ouvidoria?
Esclarece dúvidas sobre os serviços prestados pela DPE/RS;
Recebe sugestões para melhoria da qualidade dos serviços prestados pela DPE/RS;
Encaminha reclamações sobre o atendimento de defensores, servidores ou estagiários;
Atende denúncias de irregularidades ou ilegalidades praticadas na Defensoria Pública ou por seus agentes;
Estabelece parcerias para concretização de direitos coletivos;
Amplia o diálogo com movimentos sociais, grupos e organizações da sociedade civil.

Quem pode procurar a Ouvidoria?
Todas as pessoas que estejam sendo ou queiram ser atendidas pela DPE/RS. Este atendimento pode ser por meio de orientação sobre direitos, ações judiciais em andamento e procura por agendamento.
Grupos e organizações da sociedade que queiram estabelecer diálogo, parcerias e defesa de interesses coletivos.

 

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