Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Prêmio Adpergs de Jornalismo destaca matérias sobre a Defensoria Pública

Publicação:

240502012.jpg
Defensores públicos e jornalistas durante a entrega do prêmio, em Porto Alegre. (Foto: Tamires Kopp)

Primeira edição recebeu 55 trabalhos de 18 estados brasileiros produzidos para jornal, rádio, TV e internet

Porto Alegre (RS) – O jornal Diário Gaúcho, editado pelo Grupo RBS, de Porto Alegre, conquistou o primeiro e o segundo lugares da categoria Impresso da primeira edição do Prêmio Adpergs de Jornalismo, concedido pela Associação dos Defensores Públicos do Estado do Rio Grande do Sul. As reportagens premiadas, “Luta para resgatar uma vida” e “O defensor é público: procure por ele”, veiculadas respectivamente dias 3 e 5 de abril último, são da jornalista Letícia Barbieri. O Prêmio Adpergs de Fotografia para Defensores Públicos foi outorgado a Alessandra Quines Cruz, integrante do Núcleo de Direitos Humanos da Defensoria Pública do Estado.

A cerimônia de premiação foi realizada na última sexta-feira, dia 18, no Grêmio Náutico União, na Capital. Jornalistas de jornal, rádio, TV e internet de 18 estados brasileiros concorreram com 55 trabalhos nessa primeira edição do prêmio.

Na reportagem “Luta para resgatar uma vida”, a jornalista conta a história de André, 28 anos, deficiente mental, morador de São Leopoldo, município da Região Metropolitana da Capital, que, com o auxílio da Defensoria Pública do Estado, conseguiu resgatar sua cidadania. A instituição obteve, na Justiça, a internação do jovem em uma clínica psiquiátrica particular, pois não havia, na cidade, leito para internação pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A ação foi ajuizada pelas defensoras públicas Paula Simões e Cristiaine Johann.

Em “O defensor é público: procure por ele”, Letícia Barbieri destaca o trabalho das defensoras públicas Bárbara Lenzi e Tatiana Boeira na Vara do Júri, em Porto Alegre. A jornalista entrevistou assistidos da Defensoria Pública e mostrou, com casos concretos, a atuação das agentes na defesa do cidadão. Também foram fontes da matéria a então coordenadora da Regional I, defensora pública Viviane Agostini, e o chefe de Gabinete da instituição na época, defensor público Alexandre Brandão Rodrigues.

Participaram da cerimônia de entrega do prêmio o defensor público-geral do Estado, Nilton Arnecke, a presidente da Adpergs, defensora pública Patrícia Kettermann, a corregedora-geral da Defensoria Pública, Dirce Bravo Martins, o ouvidor-geral da instituição, Bruno Pinto de Freitas, o juiz-corregedor Marcelo Mairon Rodrigues, o diretor-geral da Defensoria Pública, Flávio Fulginiti, defensores públicos, o presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Rio Grande do Sul, José Nunes, além de representantes de veículos de comunicação de vários estados.

Vencedores do Prêmio Adpergs de Jornalismo nas categorias Impresso, Rádio, TV e Novas Mídias

Impresso
1º lugar: Luta para resgatar uma vida – Letícia Barbieri Flores/Diário Gaúcho (Porto Alegre/RS)
2º lugar: O Defensor é público: procure por ele – Letícia Barbieri Flores/Diário Gaúcho (Porto Alegre/RS)
3º lugar: Condenado por engano – Humberto Trezzi e Francisco Amorim/Zero Hora (Porto Alegre/RS)

Rádio
1º lugar: Cidade de reféns – Marília Alves Banholzer e equipe/Rádio Jornal do Comércio (Recife/RS)
2º lugar: Comissão da verdade: uma história a ser contada – Renina Sangermano Valejo/Rádio Senado (Brasília/DF)
3º lugar: Rede ilícita comercializa bebês no Estado – José Renato da Silva Freitas Andrade Ribeiro/Rádio Gazeta AM 1180 (Santa Cruz do Sul/RS)

TV
1º lugar: Gaúchos processam mais: a luta da Defensoria pelo acesso à saúde no Rio Grande do Sul – Priscila Simões Dias Casagrande/TV Record (Porto Alegre/RS)
2º lugar: Acesso à justiça: um direito de todos – Sérgio Luiz Gomes Galdino/TV Justiça (Brasília/DF)
3º lugar: Incentivo à adoção – Keli Flores Oliveira Karczeski/TV UPF (Passo Fundo/RS)

Novas Mídias
1º lugar
: Série Defensorias Públicas garantem acesso à justiça e à cidadania – Natália Pianegonda e Walmor Parente/Agência Rádioweb (Porto Alegre/RS, São Paulo/SP, Brasília/DF)
2º lugar: Pinheirinho, a história real – Aurélio Luís Moreira/www.ovale.com.br (São José dos Campos/SP)
3º lugar: Defensoria Pública entra com ação para garantir atendimento a paciente com glaucoma – Marigleide de Araújo Mora/www.primeiraedicao.com.br (Maceió/AL)

 

 

Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul