Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Projeto Defensoria Contigo reforça atendimentos em abrigos para pessoas afetadas pelas enchentes

Publicação:

Porto Alegre, RS, Brasil 07/5/2024: Mais de 9,8 mil pessoas atingidas pela enchente estão nos abrigos temporários organizados pela Prefeitura de Porto Alegre ou cadastrados junto a parceiros, na manhã desta terça-feira, 7. Um deles é  o Centro Estadual de Treinamento Esportivo (Cete), no bairro Menino Deus. Além de pessoas da Capital, moradores de Eldorado do Sul e outras cidades da Região Metropolitana também estão nos espaços. Servidores da prefeitura e voluntários de diversas áreas atuam na prestação de serviços aos acolhidos, como Saúde, Segurança, atendimento veterinário e atividades recreativas para as crianças.
Mais de 9,8 mil pessoas atingidas pela enchente estão nos abrigos temporários, em Porto Alegre. - Foto: Alex Rocha/PMPA
Por ASCOM DPE/RS

Porto Alegre (RS) - Com atuação constante para auxiliar as pessoas que foram afetadas pela grande enchente que atingiu o Rio Grande do Sul, a Defensoria Pública do Estado deu início a um novo projeto, o Defensoria Contigo.

De acordo com a defensora pública dirigente do Núcleo de Defesa dos Direitos Humanos (NUDDH), Gizane Mendina Rodrigues, a ação surgiu a partir da atuação junto aos locais de acolhimento de Porto Alegre.

“Em todos os abrigos foi realizada uma aproximação com os coordenadores para entender a dinâmica de organização do espaço, identificar o perfil das pessoas que estavam abrigadas e verificar o atendimento das necessidades básicas delas. A partir disso, o Núcleo identificou a necessidade de atendimento jurídico às pessoas abrigadas”, relatou Gizane.

O Defensoria Contigo iniciou na terça-feira (21) e irá percorrer os 16 maiores abrigos da Capital com uma equipe de defensores públicos que auxiliarão nas dúvidas e demandas jurídicas. Os mutirões de atendimento acontecem até a próxima sexta-feira, 24.

Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul