Sede da Defensoria Pública de Alvorada é inaugurada oficialmente
Publicação:

Alvorada (RS) – No final da tarde desta segunda-feira (13), o defensor público-geral, Antonio Flávio de Oliveira, esteve presente na inauguração da nova sede da Defensoria Pública Regional (DPR) de Alvorada, na Região Metropolitana de Porto Alegre. A cerimônia aconteceu rua Nilzo Ramires, n° 306, bairro Maringá, endereço da Defensoria no município desde junho de 2020.
A equipe de trabalho da sede de Alvorada, coordenada pela defensora pública diretora regional, Sabrina Backes de Souza, conta com nove defensores, três analistas, quatro técnicos administrativos e sete estagiários. A DPR de Alvorada realiza cerca de 120 atendimentos por dia, totalizando mais de 2 mil atendimentos por mês.
O defensor público-geral Antonio Flávio de Oliveira saudou as autoridades presentes e exaltou a parceria da Defensoria Pública com os poderes Legislativo e Judiciário, lembrando que, em Alvorada, a DPR funcionava dentro do Fórum, antes da mudança para a nova sede. Oliveira ressaltou ainda a importância do espaço para a melhoria do atendimento à população alvoradense.
A defensora pública diretora regional de Alvorada, Sabrina Backes de Souza, que há seis anos trabalha na cidade, saudou a Administração Superior da DPE e agradeceu a oportunidade de se reunir “depois de um período de tantas incertezas, afastamentos e perdas”. Sabrina disse que a entrega da nova sede traz “um sentimento de dever cumprido” e espera que a comunidade encontre sensibilidade, apoio e esperança por dias melhores.
O presidente da Câmara Municipal de Alvorada, vereador Cristiano Schumacher, aponta que a cidade tem a menor receita per capita do Rio Grande do Sul, possui 53 mil cidadãos sem completar o ensino fundamental e conta com 13 mil analfabetos, fatores que, de acordo com Schumacher, elevam a importância da presença da Defensoria, trazendo “dignidade e respeito” à população, que, segundo o vereador, “é muito humilde e precisa muito do serviço público”.
A cerimônia contou ainda com a presença do secretário municipal de Planejamento e Orçamento, Paulo Roberto Ramos da Silva, representando o prefeito de Alvorada, José Apollo; do defensor público-corregedor, Tiago Rodrigo dos Santos; do presidente da ADPERGS, Mário Rheingantz; da vice-presidente da ADPERGS, Maína Pech; da representante da subdefensoria pública-geral para Assuntos Administrativos, Caroline Panichi; da juíza-diretora do Foro, Fernanda Pessoa Cerveira Toniolo, representando o Tribunal de Justiça do RS; do promotor de Justiça João Cláudio Pizato Sidou, representando o Procurador-Geral de Justiça, Marcelo Lemos Dornelles; do comandante da Brigada Militar no município, Coronel Paulo Eduardo Dutra dos Santos; da delegada Samie Salet, representando a Chefia de Polícia; das defensoras e defensores públicos da DPR de Alvorada e demais autoridades locais.
A Defensoria Pública de Alvorada funciona de segunda a sexta, das 9h às 12h e das 13h às 18h, com atendimento presencial. O telefone para contato é o (51) 3411-1769.