Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Sede da Defensoria Pública de Santa Maria é inaugurada oficialmente

Publicação:

20151215114434foto.jpg
Solenidade de inauguração oficial da sede da Defensoria Pública de Santa Maria reuniu autoridades, convidados, Defensores Públ - Foto: Nicole Carvalho / Ascom DPERS

Santa Maria (RS) – O dia 11 de dezembro foi marcado pela inauguração oficial da sede da Defensoria Pública de Santa Maria. A solenidade oficial reuniu Defensores Públicos, Servidores, autoridades, imprensa e convidados na Alameda Montevideo, 308, sala 101, no bairro Nossa Senhora das Dores.

De acordo com o Defensor Público Diretor Regional Cássio Machado Bittencourt Fernandez, a nova sede possui espaço amplo de espera, permitindo conforto e comodidade aos assistidos, que podem se sentir mais bem recebidos na Instituição. “Melhoramos nosso espaço de atendimento, promovendo maior presteza e eficácia em nossas atividades judiciais e extrajudiciais. Estamos em um local que facilita o acesso à justiça e aos que procuram receber ajuda de qualquer natureza e não apenas informações processuais. Neste novo complexo, as atividades dos Defensores Públicos foram facilitadas, pois recebemos salas adequadas para o desenvolvimentos de nossas atividades. Desse modo, cada Defensor organizará melhor a equipe de trabalho, otimizando rotinas e atendendo com maior fôlego a imensa e massiva demanda de processos judiciais”, afirmou. Cássio lembrou o grande número de atendimentos que são realizados na Defensoria Pública de Santa Maria, aproximadamente dois mil ao mês, além da assistência diuturna em audiência e processos em geral. “É imprescindível que a nossa estrutura física acompanhe a nossa evolução de trabalho, como forma de melhor satisfazer o grande número de cidadãos que atendemos diariamente. Com as novas instalações é possível aumentar nossa força, coragem, empenho em promover e proteger direitos por aqueles que não tem voz perante a sociedade e ao Estado. Que possamos alçar voos mais altos sempre em prol do acesso à ordem jurídica justa para todos aqueles que se encontrem em situação de vulnerabilidade alcançando, assim, os objetivos nobres e valiosos de nossa Instituição”, afirmou.

O Defensor Público-Geral do Estado, Nilton Leonel Arnecke Maria, ressaltou a evolução, ano a ano, do número de atendimentos da Instituição, mesmo com a queda do número de Agentes e destacou a importância de inaugurar novos espaços de atendimento da Defensoria Pública, bem como a parceria saudável com o Poder Judiciário. “Este espaço é destinado a qualificar e dar maior dignidade ao atendimento à população. Agradeço ao Poder Judiciário, Ministério Público e demais poderes municipais por serem sempre parceiros. Aqui fazemos um atendimento mais humano, acolhemos quem chega na Defensoria Pública. Precisamos que as pessoas se sintam em casa, se sintam cidadãs e que elas possam falar e ter certeza de que serão ouvidas, bem tratadas e serão senhora dos seus direitos”, frisou.

A representante da Câmara Municipal de Santa Maria, Vereadora Sandra Rebelato, afirmou que foi na Defensoria Pública que ela testemunhou o quanto os Agentes Públicos precisam se doar para melhorar a qualidade de vida das pessoas. “É na Defensoria Pública que as pessoas encontram conforto e a possibilidade de chegar ao Judiciário. Nada mais justo que os Agentes atuais tenham uma casa especial para receber essas pessoas e poder desenvolver o seu brilhante trabalho”, avaliou.

O Deputado Jorge Pozzobon, representante da Presidência da Assembleia Legislativa, confessou ter um carinho especial pela Defensoria Pública. “Se hoje eu consigo ser uma pessoa melhor, um pai melhor, um agente público melhor foi porque passei muito tempo na Defensoria trabalhando. Temos na Constituição o princípio da dignidade da pessoa humana. Neste momento, estamos dando um pouco de dignidade a essas pessoas porque todos que chegam aqui, sem sombra de dúvidas, têm direitos violados em vários momentos. Para mim é um orgulho estar representando a Assembleia hoje, pois muito o que aprendi na minha vida foi na Defensoria Pública”, finalizou.

Participaram da solenidade a Subprocuradora-Geral do Município de Santa Maria, Clarissa Duarte Pillar, representando o Prefeito municipal, Cesar Augusto Schirmer, o Vice-Presidente da Câmara Municipal de Santa Maria, Coronel Vargas, o representante da Presidência do Tribunal de Justiça do Estado, Juiz Diretor do Foro da Comarca de Santa Maria, Rafael Cunha, o representante do Ministério Público do Estado, Promotor Ricardo Lozza, o Procurador do Estado Tiago González, e a representante da Presidente da Associação dos Defensores Públicos do Estado do Rio Grande do Sul (ADPERGS), Defensora Pública Laura Silva Dias. Os Defensores Públicos da comarca de Santa Maria Ana Carina Teixeira Dal Ponte, Andrey Régis de Melo, também Conselheiro Superior, Carlos Escobar Guimarães, Juliano Ruschel, Katerine Olmedo Braun, Manuela Balsini Peixoto, Michelle Salvany Caputi, Tamara Flôres Agostini, também Subdiretora Regional, e Valéria Tabarelli Brondani prestigiaram o evento.

 

Texto: Nicole Carvalho 

Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul