Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Visita ao NUGESP marca início do IV Encontro Nacional de Defensoras e Defensores Públicos de Execução Penal

Publicação:

A visita foi coordenada pela diretora-geral do NUGESP, Rita Leonardi, e pelo diretor executivo, Tiago Dal Pizzol
A visita foi coordenada pela diretora-geral do NUGESP, Rita Leonardi, e pelo diretor executivo, Tiago Dal Pizzol - Foto: Camila Schäfer - ASCOM DPE/RS
Por Camila Schäfer - ASCOM DPE/RS

Porto Alegre (RS) – Uma equipe da Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul (DPE/RS), acompanhada de defensores dos estados do Maranhão, Mato Grosso do Sul, Pernambuco e Paraíba, visitou o Núcleo de Gestão Estratégica do Sistema Prisional (NUGESP) nesta quarta-feira (31). A atividade antecedeu o IV Encontro Nacional de Defensoras e Defensores Públicos de Execução Penal, que inicia hoje e se estende até a próxima sexta-feira (2), em Porto Alegre.

A convite da dirigente do Núcleo de Defesa em Execução Penal, Cintia Luzzatto, os defensores conheceram celas, cozinha, área cartorial, gabinetes da Defensoria Pública, Ministério Público, OAB e Tribunal de Justiça, alojamentos, parlatórios, sala de revista, Unidade Básica de Saúde, pátio, entre outras áreas. A visita foi coordenada pela diretora-geral do NUGESP, Rita Leonardi, e pelo diretor executivo, Tiago Dal Pizzol.

Inaugurado em 27 de junho deste ano, o NUGESP é resultado de uma série de reuniões e debates entre a DPE/RS, Secretaria de Segurança Pública, Judiciário, Ministério Público e demais envolvidos no sistema de Justiça. Localizado em Porto Alegre, o núcleo tem como objetivo amenizar o problema com a custódia de presos e desafogar as delegacias, sendo um grande centro de triagem com capacidade para 708 vagas.

Em dois meses de funcionamento, aproximadamente 3 mil pessoas já passaram pelo local, que centraliza todos os procedimentos básicos, como identificação, documentação, registro policial, classificação, triagem e audiência de custódia, até o encaminhamento do preso a uma casa prisional compatível com o seu perfil. O Núcleo recebe presos de Porto Alegre e outras 25 comarcas da Região Metropolitana, parte da Serra, Vale do Paranhana e Região Carbonífera. De acordo com a Secretaria de Justiça e Sistemas Penal e Socioeducativo, cerca de 55% das pessoas presas no estado passarão pelo local – uma média de 60 por dia.

Participaram da visita a defensora pública do Maranhão, Suzana Camillo da Silveira Castello Branco; o defensor público do Mato Grosso do Sul, Cahuê Duarte e Urdiales; o defensor público de Pernambuco, Michel Seichi Nakamura; a defensora pública da Paraíba, Iara Bonazzoli; além dos defensores do Rio Grande do Sul, Antônio Marcos Brum, Bruno Cerejo e Irvan Antunes Vieira Filho.

Conteúdos relacionados

Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul