Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

5ª turma do Projeto Virando a Página inicia com novas temáticas

Publicação:

20180424135009virando_a_pagina.jpg
O Programa, com quatro oficinas, tem o intuito de promover a educação em direitos de jovens socioeducandos da Fundação de Aten - Foto: Jéssica Martins / Ascom - Cecadep - DPERS

Porto Alegre (RS) - O Centro de Referência em Direitos Humanos (CRDH) com o apoiodoCentro de Estudos, Capacitação e Aperfeiçoamento (CECADEP) da Defensoria Pública reiniciou, na quarta-feira (18), o projeto Virando a Página. O Programa, com quatro oficinas, tem o intuitode promover a educação em direitos de jovens socioeducandos da Fundação de Atendimento Socioeducativo do Rio Grande do Sul (FASE/RS) submetidos à Internação com Possibilidade de Atividades Externas (ICPAE).

 

No primeiro encontro, o tema abordado incluiu os direitos humanos,a composição do Estado e o papel da Defensoria Pública nocumprimento da medida socioeducativa pelo Coordenador do CRDH e Dirigente do Núcleo de Defesa dos Direitos Humanos, Defensor Público Mário Silveira Rosa Rheingantz. O Defensor Público iniciou um jogo de palavras, em que cada adolescente deveria discorrer sobre a palavra que recebeu,o que possibilitou a discussão de vários temas, como o direito à vida e de presunção de inocência, além dos conceitos de Governo, sociedade e democracia.Um vídeo refletindo o que representam os Direitos Humanos também foi transmitido aos jovens,expondo a história, a origem e a ascensão de suas garantias fundamentais.

 

Os socioeducandos ainda discutiram a construção de uma sociedade criando leis que não ferissem os Direitos Humanos e as possíveis punições para infrações. Eles também elegeram governador e deputados, além de definir quem seria o Juiz. Segundo Mário, essa é uma maneira de fazer com que eles entendam de formaclara os temas relacionados ao poder e organização do Estado, bem como o porquê da responsabilização por atos praticados.

 

Para as próximas aulas os conteúdos previstos para serem abordados são discriminação, violência, sexualidade, educação, trabalho eaafirmação da cidadania.Ao concluírem o curso, que propõe um novo caminho para a reinserção social, os participantes do projeto receberão certificado.

O Programa Virando a Página é realizado pela Defensoria Pública em parceria com a FASE e apoio da Associação dos Defensores Públicos do Estado do Rio Grande do Sul (ADPERGS).

 

Texto: Jéssica Martins/ ASCOM- CECADEP
Defensoria Pública do RS
Assessoria de Comunicação Social

Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul