Defensoria Pública garante liberdade de irmãos que estavam presos preventivamente em São Jerônimo
Publicação:
A Defensoria Pública do Rio Grande do Sul (DPE/RS) garantiu, na última quinta-feira (22), a liberdade de dois irmãos acusados de tentativa de homicídio duplamente qualificado, em São Jerônimo. O Tribunal do Júri acolheu a tese apresentada pela instituição e desclassificou a acusação.
Os réus estavam presos preventivamente desde novembro de 2023, após serem acusados de agredir a vítima após uma discussão. A Defensoria atuou desde o início do processo, tendo protocolado pedidos de liberdade e habeas corpus, todos indeferidos pela Justiça.
Durante a sessão de julgamento, o Ministério Público manteve a acusação de tentativa de homicídio duplamente qualificado. Já a defensora pública, Stéphanie Armiliato Baldigen, conseguiu demonstrar com inúmeras provas que, em momento algum, houve tentativa de homicídio.
O Conselho de Sentença acolheu por unanimidade a tese defensiva. A atuação da Defensoria Pública foi decisiva para o reconhecimento da ausência de intenção de matar e para a garantia da liberdade dos acusados.