Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Assim como ocorreu no 1º turno, Defensoria atua para garantir passe livre nos ônibus em várias cidades gaúchas nas eleições

Publicação:

DPE/RS atua para que todos e todas tenham o direito de exercer o direito ao voto
DPE/RS atua para que todos e todas tenham o direito de exercer o direito ao voto - Foto: freepik.com
Por Felipe Daroit - Ascom DPE/RS

Rio Grande do Sul (RS) - Através de Ações Civis Públicas, a Defensoria Pública do Estado (DPE/RS) garantiu passe livre nos ônibus no 1° turno das eleições em diversas cidades gaúchas. Porto Alegre, Canoas, Pelotas e Santa Maria, considerados os maiores colégios eleitorais, tiveram ônibus de graça em razão de decisões judiciais decorrentes dos pedidos da DPE/RS. Em Caxias do Sul, que também é um dos maiores colégios eleitorais, não foi preciso atuação da Defensoria, pois o passe livre ocorreu por decreto municipal.

Para o segundo turno, o passe livre está garantido nessas cinco cidades.

No entanto, o trabalho da DPE/RS para que todos e todas tenham o direito de exercer o direito ao voto segue. Em Gravataí e Rio Grande o passe livre está assegurado por decisões judiciais graças ao trabalho da Instituição. O mesmo ocorrerá em Sapucaia do Sul, onde o judiciário atendeu pedido da Defensoria na manhã desta sexta-feira (28).

Ações semelhantes foram ajuizadas e aguardam decisões nas cidades de Alvorada, Ijuí, Novo Hamburgo e Cachoeira do Sul. A judicialização foi necessária diante da negativa desses municípios em atender às Recomendações para que fosse garantida a isenção tarifária nos ônibus no próximo domingo.

Por outro lado, atendendo à Recomendação da Defensoria Pública e considerando a crise econômica que afeta a população brasileira, o Município de Cachoeirinha publicou o Decreto 7.541/22, autorizando a utilização, de forma gratuita, do transporte coletivo pelos eleitores no dia 30 de outubro.

De forma extrajudicial, os municípios de Passo Fundo e Bagé também atenderam Recomendação da DPE/RS e garantiram passe livre no domingo.

A Instituição reafirma seu compromisso com o dever constitucional de atuar como expressão e instrumento do regime democrático, assegurando que permanecerá lutando, em todos os graus, de forma judicial e extrajudicial, para assegurar os direitos individuais e coletivos dos necessitados.

Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul