Avaliação positiva do último dia de Copa em Porto Alegre
Publicação:
Porto Alegre (RS) – O trabalho realizado na capital gaúcha durante a Copa do Mundo foi o assunto principal da III Reunião Ordinária do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM) de Porto Alegre, que ocorreu nesta segunda-feira (1°), na Sala do pleno do GGIM. Participou do encontro, a convite da Secretaria Municipal de Segurança, a Coordenadora da Comissão de Monitoramento dos Efeitos da Copa e Megaeventos (CMCopa), Defensora Pública Adriana Schefer do Nascimento.
Em relação às demandas da Defensoria Pública do Estado durante os dias de jogos no Estádio Beira-Rio, Adriana Schefer disse estar satisfeita com os resultados. “Até o momento, nossas expectativas foram superadas”, afirmou. “Apesar de alguns problemas, julgo como positiva a organização e na mediação dos conflitos por meio da integração entre secretarias, consulados, conselho tutelar e demais órgãos e instituições”, salientou.
A última partida da Copa do Mundo disputada em Porto Alegre foi acompanhada de perto pela Defensoria Pública do Estado. O jogo nesta segunda-feira (30), das seleções de Alemanha e Argélia, mobilizou Defensores e servidores em pontos estratégicos da capital.
Centros de Monitoramento
O Defensor Público-Assessor Paulo André Carrard esteve no Centro Integrado de Comando e Controle Regional (CICC), anexo à Secretaria Estadual de Segurança Pública. Ele foi recebido pelo Coordenador Adjunto do CICC, Coronel Antônio Scussel, que explicou o funcionamento do local e o trabalho integrado das Insitituições. “Será muito importante a participação da Defensoria Pública neste espaço em eventos futuros”, destacou.
A observação da partida também foi feita a partir do Centro Integrado de Comando da Cidade de Porto Alegre (CEIC). A Coordenadora da Comissão de Monitoramento para Efeitos da Copa e Megaeventos da DPE (CMCopa), Adriana Schefer do Nascimento, verificou pelas câmeras toda a movimentação na cidade até a dispersão dos torcedores.
ACISP
Manifestantes detidos foram levados para a Academia Integrada de Segurança Pública (Acisp). A intervenção policial ocorreu após um desentendimento do grupo com uma pessoa que criticou o protesto. “Nós os orientamos e encaminhamos para atendimento junto ao Núcleo de Defesa de Direitos Humanos para apurar o fato e eventuais medidas que possam ser adotadas”, explicou o Defensor Público Clóvis Adão Neto. Os manifestantes foram liberados em seguida.
Antes da partida começar, um cidadão egípcio foi detido por vender ingressos a um valor excessivo. Os bilhetes foram apreendidos e os compradores, que eram brasileiros, perderam o dinheiro e não puderam assistir ao jogo.
O plantão 24 horas na Acisp se estenderá até o dia 17 de julho. Os Defensores Públicos fazem revezamento no local para acompanhar pessoas detidas em flagrante durante o período.
Unidade Móvel
Um grupo de argelinos procurou ajuda na Unidade Móvel da DPE, posicionada no Caminho do Gol. Eles haviam perdido os passaportes e pediram orientação dos Defensores. Os torcedores foram atendidos e encaminhados ao Serviço Consular.
Unidade Central de Atendimento e Ajuizamento (Ucaa)
Como plantão de atendimentos na Unidade Central de Atendimento e Ajuizamento (Ucaa), atuaram os Defensores Públicos Luís Quintela e Tiago Rodrigo dos Santos.
Texto: Cristiane Pastorini e Alexandre Rodrigues/Ascom DPERS