Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Combate à violência contra mulher une Defensoria e Secretaria de Políticas para as Mulheres

Publicação:

20130708162927dsc_0347.jpg
Secretária Ariane e Dirigente do Nudem Jamile debatem projeto Rede Lilás - Foto: Caroline Tatsch/Ascom DPERS

Porto Alegre (RS) - Com a ideia de promover ações para combater a violência contra a mulher, a Dirigente do Núcleo de Defesa da Mulher (Nudem) da Defensoria Pública do Rio Grande do Sul, Jamile Nehmé de Toledo, reuniu-se com a Secretária Estadual de Políticas para as Mulheres (SPM), Ariane Leitão, na tarde de sexta-feira (28). Na reunião, que ocorreu no Centro Administrativo Fernando Ferrari, houve aproximação entre a Defensoria, por meio do Nudem, e a SPM para fecharem uma parceria no projeto Rede Lilás, que pretende monitorar as mulheres, para que elas acessem a rede especializada de atendimento à mulher em situação de violência.

“A visita para a Secretária Ariane é uma forma de estreitar laços, para que, por meio de integração entre as redes, nossas forças se unam para garantirmos assistência e apoio às vítimas desse grave problema”, afirma a Dirigente do Nudem, Jamile. “Ainda levei ao conhecimento da SPM a forma como vem sendo desenvolvido, pela Defensoria, o trabalho na Defesa da Mulher Vítima de Violência em Porto Alegre, Região Metropolitana e interior do Estado.”

O encontro faz parte de uma série de reuniões, promovidas pela SPM, com representações e secretarias para qualificar os serviços da rede, proposta do projeto-piloto Rede Lilás RS. O projeto, que deve ser implementado até o fim do ano, estabelece um protocolo de atendimento que visa mapear os órgãos e serviços do Estado, bem como, a construção de um conjunto de ações, que definam competências e fluxos.

A Defensoria Pública gaúcha, por meio do Nudem, atuaria no eixo de Proteção e de Punição, para acompanhar audiências e estabelecer contato prévio com a mulher vítima de violência. “Nossa reunião foi esclarecedora. Para nós, foi ótima a presença de vocês, pois contamos com o apoio da Defensoria Pública”, diz Ariane.

Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul