Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

DPE prestigia lançamento de programa que vai conceder formação gratuita de motoristas a pessoas em vulnerabilidade social

Publicação:

Na foto, a subdefensora pública-geral, Aline Corrêa Lovatto, prestigia o lançamento do programa.
As inscrições podem ser feitas pela Central de Serviços ou presencialmente em um CFC. - Foto: Camila Schäfer - ASCOM DPE/RS
Por Camila Schäfer - ASCOM DPE/RS *com informações do Governo do Estado

Na última quinta-feira (8), a Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul (DPE/RS) prestigiou o lançamento do programa CNH Social. Por meio dele, maiores de 18 anos, residentes no estado e inscritos no Cadastro Único de programas sociais poderão se candidatar para fazer a formação da Carteira Nacional de Habilitação sem custo.

A iniciativa é do governo do Estado, por meio do Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN) e da Secretaria do Desenvolvimento Social (SEDES). Na ocasião, foi anunciada a disponibilização de 3 mil vagas para primeira habilitação, adição ou mudança de categoria. Com um investimento de R$ 13,8 milhões, o objetivo da iniciativa é facilitar o acesso de pessoas em vulnerabilidade social ao mercado de trabalho.

A subdefensora pública-geral do Estado para Assuntos Administrativos, Aline Corrêa Lovatto, acompanhou o lançamento do programa, cujas inscrições iniciam no dia 12 de maio e seguem até 10 de julho. As inscrições podem ser feitas pela Central de Serviços ou presencialmente em um CFC. A seleção será feita por sorteio eletrônico. Haverá cadastro de reserva para preenchimento de possíveis vagas remanescentes.

Na foto, a subdefensora pública-geral, Aline Corrêa Lovatto, aparece sentada durante o lançamento do programa.
Os interessados devem atentar-se aos critérios de participação. - Foto: Camila Schäfer - ASCOM DPE/RS

Os sorteados que cumprirem os requisitos do programa ficarão isentos do pagamento de todas as etapas do processo de habilitação: exames físico e psicológico, aulas teóricas e práticas, exames teórico e prático, e exame toxicológico, nas categorias em que for exigido.

Os interessados devem atentar-se aos critérios de participação. É preciso ter idade superior a 18 anos, comprovar residência mínima de dois anos no Rio Grande do Sul e ter renda familiar de até três salários mínimos. Outro critério é que o público atendido no programa deve estar em situação de vulnerabilidade social e inscrito no CadÚnico até o dia 28 de fevereiro de 2025. Não poderão se candidatar pessoas com processo de habilitação já aberto que precise ser reiniciado, quem tenha cometido crime na condução de veículo, e quem sofreu suspensão ou cassação da CNH ou da Permissão para Dirigir.

Para facilitar o acesso às informações do programa, o DetranRS criou o hotsite. Na página, é possível acessar o edital completo, link para inscrições, regras do programa, calendário de datas importantes e uma seção de perguntas e respostas. A Ouvidoria do DetranRS também está preparada para esclarecer dúvidas, assim como os Centros de Formação de Condutores.

Conteúdos relacionados

Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul