Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Defensoras aposentadas realizam trabalho voluntário de orientação na Restinga por meio do projeto-piloto “Estender a mão:...

Publicação:

20151020100057bus.jpg
Defensoras aposentadas realizam mutirão de atendimento na Restinga por meio do projeto-piloto “Estender a mão: mãos que buscam - Foto: Nicole Carvalho / Ascom DPERS

Porto Alegre (RS) – Nesta segunda-feira, 19 de outubro de 2015, 12 Defensoras Públicas aposentadas integrantes do Departamento de Aposentados e Pensionistas (DAP) da Defensoria Pública do Rio Grande do Sul deram início ao projeto-piloto “Estender a mão: mãos que buscam e mãos que acolhem”, com a realização de um mutirão voluntário de orientação no bairro Restinga, na sede da Associação de Mães Rita Yasmin (AMRY). Foram realizados cerca de 40 atendimentos e detectados diversas necessidades na comunidade.


Durante o mês de setembro, membros do DAP participaram de capacitações com o objetivo de se atualizar na atividade-fim e iniciar trabalhos voluntários. De acordo com a Defensora Pública aposentada e coordenadora do projeto “Estender a mão: mãos que buscam e mãos que acolhem”, Maria de Lourdes Mallmann, a iniciativa visa a dar maior acessibilidade jurídica às pessoas hipossuficientes economicamente e vulneráveis para a solução de seus problemas jurídicos, por meio de atendimento, orientação e até encaminhamento, contribuindo com o trabalho desenvolvido pela Instituição. “O projeto faz o caminho inverso do atendimento tradicional. Ou seja, em vez de o assistido ir até a Defensoria, nós vamos até ele com a unidade móvel. A inserção na comunidade é grande. É gratificante tanto para nós, quanto para a Defensoria Pública. Somos 20 Defensores aposentados que integram o projeto”, afirmou. Maria de Lourdes ainda agradece a atual Administração por apoiar o projeto e ter a visão pró-ativa que ele representa.
A Presidente e a Vice-Presidente da Associação de Mães Rita Yasmin, Antônia Batista Pinheiro e Maria Guarneci de Ávila, respectivamente, agradeceram a parceria da Defensoria Pública com a ação no bairro. “Essa é a certeza do acesso à justiça e da garantia de direitos a essas pessoas que são extremamente vulneráveis”, afirmou Maria.


O projeto-piloto segue por mais três dias no mesmo local (Rua Doutor Carlos Niederauer Hoffmeister, nº 952, bairro Restinga, Porto Alegre). Os próximos mutirões ocorrerão nos dias 2 de outubro, 4 e 12 de novembro, das 14h às 17h. O projeto permanente ocorrerá em 2016 e prevê nove atendimentos ao longo do ano.

Participaram da atividade voluntária as Defensoras Públicas Aposentadas: Nívea Regina Vieira Falcão, Maria de Lourdes Ferreira da R. Ribeiro, Magda Kopczynski Barros, Lisia Lenhardt Saint Pastous, Maria Dinair Acosta Gonçalves, Reny Wedy Pertille, Marise da Silva de Correa Schwieder, Maria de Lourdes Mallmann, Sonia Maria Schreck, Ana Maria Nery Paes, Marília Aparecida Oliveira, Conceição Marilu Cardoso Carvalho.

 


Texto: Nicole Carvalho / Ascom DPERS

Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul