Defensoria garante transferência de bebê de 28 dias com problema pulmonar para UTI
Publicação:
A Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul (DPE/RS) garantiu, após ação em caráter de extrema urgência, a transferência de um bebê de 28 dias internado com problemas no pulmão, em Seberi. A criança, que passava por situação de risco de vida, foi encaminhada para um leito de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) pediátrico, em Venâncio Aires, na última quinta-feira (20).
A ação foi ajuizada pelo defensor público Marcus de Freitas Gregório, na comarca de Seberi. A decisão determinou fosse disponibilizado, no período máximo de seis horas, transporte via aérea ou terrestre para o paciente.
“A saúde, além de ser um direito fundamental, é também o pilar de todo um projeto de vida a ser construído e vivenciado junto às pessoas especiais que nos cercam. Esse direito, portanto, exige uma atuação célere e eficaz do Estado quando for acionado”, comentou Gregório.
Diagnosticado com bronquiolite, insuficiência respiratória e Influenza A e B, a remoção do bebê para o leito de UTI foi concluída na manhã de sexta-feira (21).