Defensoria Pública atende mulheres em ação que envolveu outras 16 instituições
Publicação:
Porto Alegre (RS) – A Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul (DPE/RS) atendeu cerca de 30 pessoas em ação que envolveu outras 16 instituições das áreas de Justiça, Segurança, Saúde e Assistência Social, na terça-feira (28). O objetivo do evento foi prestar orientações sobre serviços públicos disponíveis de atendimento às mulheres e ocorreu na sede do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região.
A DPE, por meio do Núcleo de Defesa da Mulher (NUDEM),foi uma das instituições mais procuradas durante a ação, que integrou as iniciativas referentes ao Mês da Mulher e ao Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial, celebrado em 21 de março.
No local, foi realizada palestra sobre violência contra a mulher e seus impactos na saúde mental e trabalho e oferecidas sessões de terapias integrativas, como reiki e barra de access. As trabalhadoras terceirizadas do TRT-4 participaram, ainda, de uma oficina de arranjo de flores.
Além da Defensoria Pública, estiveram presentes: Ministério Público do Trabalho (MPT); Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da IV Região (AMATRA IV); Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul (TJ-RS); Ministério Público do Rio Grande do Sul (MP-RS); Tribunal Regional Federal (TRF-4); Ministério Público Federal (MPF); Defensoria Pública da União (DPU); Polícia Civil; Brigada Militar; Polícia Federal; Secretaria Municipal do Desenvolvimento Social de Porto Alegre; THEMIS; Secretaria Municipal da Saúde de Porto Alegre; Universidade Federal do Estado do Rio Grande do Sul (UFRGS); Projeto Gradiva; e Ordem dos Advogados do Rio Grande do Sul (OAB/RS).