Defensoria realiza mutirão para atender pessoas em situação de rua
Publicação:
Porto Alegre (RS) - A partir das 10h da manhã desta segunda-feira (20), cerca de 50 defensores e defensoras públicas do Estado farão um grande mutirão de atendimento para pessoas em situação de rua na capital gaúcha.
Durante os trabalhos, serão verificadas situações envolvendo documentações básica, se essas pessoas possuem acesso aos serviços socioassistenciais como CadÚnico e tratamento de saúde, se possuem o Cartão do SUS, por exemplo, se estão sendo recebidas em abrigos, ou seja, se recebem tratamento digno do Estado. Além disso, os defensores e defensoras também vão analisar se as pessoas em situação de rua estão com processos judiciais e se necessitam de orientações jurídicas.
A medida, alusiva ao dia Nacional da Defensoria Pública, celebrado neste domingo (19), faz parte da campanha nacional “Pop Rua”, desenvolvida pelo Conselho Nacional de Defensoras e Defensores Públicos-Gerais (CONDEGE) e da Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos (ANADEP), no Rio Grande do Sul, representada pela ADPERGS.
Às 10h, equipes vão estar atendendo Cozinha Solidária, que fica na Avenida Azenha, nº. 608, Bairro Azenha. Depois, os grupos se dividem e farão atendimentos para pessoas em situação de rua nos seguintes locais:
- Amur-Amurtel – Avenida Juca Batista, 6841, Bairro Hípica.
- Colégio Estadual Júlio de Castilhos – Avenida Piratini, 76, Bairro Santana.
- Calçadas das Avenidas Cristóvão Colombo e Castelo Branco.
A ação será encerrada no Centro Social Padre Leonardi, que fica na Estrada Chácara do Banco, 71, no Bairro Restinga.