Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Direção do Carrefour reúne-se com Defensoria Pública para alinhar projetos sociais

Publicação:

IMG 9542
O Carrefour também vai investir em projetos que visem a inclusão da comunidade, priorizando a educação e a geração de empregos - Foto: Camila Schäfer - ASCOM DPE/RS
Por Camila Schäfer - ASCOM DPE/RS

Porto Alegre (RS) – A Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul (DPE/RS) recebeu a visita institucional da Diretoria do Grupo Carrefour, nesta sexta-feira (28), para a proposição de parcerias em projetos sociais, comunitários e de direitos humanos encabeçados pela empresa. Segundo a vice-presidente de Comunicação e Relações Institucionais da empresa, Maria Alicia Peralta, o Grupo assumiu uma série de compromissos nos últimos anos, como a adoção de protocolos de abordagem atualizados e a implementação de ações que beneficiem as comunidades em situação de vulnerabilidade social.

Um exemplo foi a mudança no perfil dos funcionários, que agora se chamam agentes de loja e não mais de segurança. A ideia é que eles forneçam informações e auxiliem o consumidor em diversas questões durante sua permanência no local. A empresa também trabalhou na conscientização das lideranças de loja nas questões que envolvem diversidade.

Além disso, o Carrefour também vai investir em projetos que visem a inclusão da comunidade, priorizando a educação e a geração de empregos. “Não é um projeto, um programa. É uma jornada. Não tem início, meio e fim. Por isso não estamos isentos de ajustes e evoluções”.

O encontro com a Defensoria foi para apresentar essas iniciativas e buscar a parceria da instituição. Conforme o defensor público-geral do Estado, Antonio Flávio de Oliveira, a questão da diversidade entrou na vida das pessoas de maneira muito rápida e as aflições enfrentadas pelo Carrefour são as mesmas da DPE. Por isso a instituição tem interesse na parceria. “Acho que a palavra é pertencimento. A Defensoria trabalha para que todos tenham essa sensação de pertencimento.”

Para o subdefensor público-geral do Estado para Assuntos Jurídicos, Alexandre Brandão Rodrigues, a Defensoria é a principal instituição responsável pela fiscalização dos direitos humanos e por isso a parceria é imprescindível. “Temos o papel de efetivar os direitos fundamentais, os direitos de todos.”

Conforme o diretor de Relações Institucionais do Carrefour, Carlos Ely, a empresa quer ouvir a comunidade e não apenas chegar com projetos prontos, que muitas vezes não funcionam. Esse também foi o motivo de procurarem a DPE.

Participaram do encontro, ainda, o dirigente do Núcleo de Defesa da Igualdade Étnico-Racial (NUDIER), Andrey Regis de Melo; o dirigente do Núcleo de Defesa do Consumidor e Tutelas Coletivas (NUDECONTU), Rafael Pedro Magagnin; a defensora pública chefe de Gabinete, Regina Célia Rizzon Borges de Medeiros; o defensor público-assessor de Gabinete, Marcelo Candiago; o diretor de Riscos do Carrefour Brasil, Jérôme Mairet; e os diretores da Critério Consultoria, Cleber Benvegnú e Soraia Hanna.

 

Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul