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DPE/RS lança projeto de leitura e escrita para adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa na FASE

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Jovens da FASE reunidas para um projeto de leitura e escrita
A atividade tem o objetivo de desenvolver um ambiente acolhedor para as adolescentes da FASE. - Foto: Saul Teixeira/ASCOM FASE
Por Vitória Silveira – ASCOM DPE/RS

A Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul (DPE/RS), em parceria com a Fundação de Atendimento Socioeducativo (FASE), lançou, na última segunda-feira (2), o projeto “Vozes em Palavras: Leitura e Escrita como Caminhos de Transformação”, voltado para adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa na unidade de internação feminina. A atividade tem o objetivo de desenvolver um ambiente acolhedor e promover a expressão emocional e o fortalecimento da identidade por meio da leitura e escrita.

A ação, conduzida pela psicóloga Luísa Steiger, propõe encontros semanais para realizar rodas de conversa, escrita orientada, partilhas em grupo e atividades criativas. Os encontros visam incentivar o autoconhecimento, a escuta empática e a expressão emocional das jovens.

Idealizado pelo Núcleo de Defesa da Criança e do Adolescente (NUDECA), o projeto parte da ideia de que a internação, enquanto medida socioeducativa, deve promover o desenvolvimento integral das adolescentes. A leitura e a escrita oferecem um canal legítimo para que as jovens expressem suas histórias, sentimentos, desejos e visões de mundo.

Para a dirigente do NUDECA, defensora pública Paula Simões Dutra de Oliveira, o projeto é uma iniciativa para estimular a criatividade das jovens. “Além de ser uma ferramenta pedagógica, é uma medida que visa liberar o tensionamento que a própria privação de liberdade acaba ocasionando. Estimular a prática da escrita, em um mundo envolvido pela tecnologia, também se mostra uma ferramenta muito importante para despertar novas competências.”

A psicóloga Luísa Steinger, que atuará na atividade de forma voluntária, destaca que a literatura serve para criar mais esperança e propiciar um espaço de escuta entre as adolescentes.

Ao final de cada ciclo – mensal ou bimestral –, poderá ser organizada uma pequena mostra dos textos
produzidos, com possibilidade de publicação interna (livreto, mural, jornalzinho).

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