DPE/RS realiza ações em abrigos de Porto Alegre e Canoas para emissão de certidões de nascimento e casamento
Publicação:

Porto Alegre (RS) - A Defensoria Pública do RS, em conjunto com o Tribunal de Justiça gaúcho e com o Governo do Estado, está realizando atendimentos, em Porto Alegre e Canoas, nos locais de abrigamento para pessoas desalojadas em razão das enchentes.
Na segunda-feira (13), em Canoas, serão visitados os abrigos montados no Sindicato dos Metalúrgicos e na Universidade La Salle. Em Porto Alegre, uma equipe da DPE/RS irá até a Afisvec, na zona sul da Capital, e em outro alojamento ainda a ser definido.
Nessa ação, foi estabelecido um protocolo que permite a obtenção de certidões de nascimento ou casamento, de forma virtual ou física. Dessa forma, será possível ao cidadão que hoje não dispõe de nenhuma documentação acessar os serviços públicos essenciais e promover o encaminhamento de outras demandas futuras, como benefícios previdenciários e assistenciais.
Na última sexta-feira (10), os atendimentos aconteceram no Colégio Espírito Santo, localizado em Canoas, e nos abrigos do Morro do Sabiá e da Escola Municipal Elyseu Paglioli, em Porto Alegre.
Aqueles que perderam os documentos em razão das enchentes e estão acolhidos em casas de familiares ou amigos, podem solicitar a nova via das certidões de nascimento e casamento nos seguintes registros civis de Porto Alegre:
5ª zona - R. Dr. Campos Velho, 1327 - Cristal
6ª Zona - Av. Sertório, 6799 - Sarandi
7ª zona - R. Dr. Cecílio Monza, 10960 - Belém Novo
8ª zona - Av. Edgar Pires de Castro, nº 1925, Loja 09 – Hípica