Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Em SC, DPE/RS realiza primeira reunião com CGT Eletrosul para tentar solucionar processo de moradia de quase 2 mil pessoas

Publicação:

O encontro ocorreu na sede da empresa, em Florianópolis.
O encontro ocorreu na sede da empresa, em Florianópolis. - Foto: Felipe Daroit - Ascom DPE/RS
Por Felipe Daroit - Ascom DPE/RS

Florianópolis (SC) – Desde o mês passado, a Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul (DPE/RS) está atuando para assegurar o direito de moradia a cerca de 2 mil pessoas que residem em áreas pertencentes à CGT Eletrosul, empresa subsidiária da Eletrobras. São 1,7 mil em Candiota, no sul do estado, e outras 300 pessoas em São Jerônimo, na região carbonífera. Com o avanço do processo de reestruturação societária da empresa, os imóveis poderão ir a leilão.

Após realizar um grande mutirão de atendimento em Candiota e também obter mais documentos e informações sobre a situação de São Jerônimo, nesta quinta-feira (26) a DPE/RS teve a primeira reunião com a Direção da CGT Eletrosul. O encontro ocorreu na sede da empresa, em Florianópolis.

Em SC, DPE/RS realiza primeira reunião com CGT Eletrosul para tentar solucionar processo de moradia de quase 2 mil pessoas
O subdefensor público-geral para assuntos jurídicos, Alexandre Brandão Rodrigues, o defensor público-assessor jurídico, Fabrício Azevedo de Souza, a defensora pública dirigente do Núcleo de Defesa Agrária e Moradia (NUDEAM), Flávia Rumi Steinbruch e o defensor público dirigente do Núcleo de Defesa do Consumidor e Tutelas Coletivas (NUDECONTU), Rafael Pedro Magagnin, foram recebidos pelo diretor-presidente da empresa, general Antonio Carlos Nascimento Krieger e equipe.

Por cerca de duas horas e meia, os defensores públicos e os representantes da CGT conversaram sobre alternativas e possibilidades para tentar conciliar os interesses tanto dos moradores afetados, quanto da empresa.

“Fomos muito bem recebidos pelo diretor-presidente e todos os representantes da CGT Eletrosul. A reunião foi muito positiva. Conseguimos dar o primeiro passo para a construção de um diálogo e a empresa demonstrou que está querendo dialogar, que também quer um acordo, o que é importante. Precisamos trabalhar no sentido de uma conciliação, de uma resolução extrajudicial”, comentou Rodrigues.

Novas reuniões entre a Defensoria Pública e a empresa serão realizadas nas próximas semanas.

VÍDEO

O subdefensor público-geral para assuntos jurídicos, Alexandre Brandão Rodrigues, comenta o encontro.

00:00:00/00:00:00

Em SC, DPE/RS realiza primeira reunião com CGT Eletrosul para tentar solucionar processo de moradia

Primeira reunião com CGT Eletrosul Crédito: Defensoria Pública do RS

Galeria de imagens:

Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul